A formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul traz potencial de chuvas extremas e acumulados de 200 mm em apenas 48 horas no RJ, ES e MG neste fim de semana.
- Mais informações: Primeira ZCAS do ano atua no Brasil em breve: volumes de mais 300 mm; saiba quando e onde

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma neste fim de semana no Brasil e vai atingir afetar as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No entanto, as chuvas mais intensas e os maiores acumulados vão ocorrer no fim de semana e atingir parte dos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
As previsões têm apresentado variação em relação aos volumes no fim de semana, com acumulados variando de 100 a 200 mm. No entanto, a interpretação é de que eventos intensos nos dois dias do fim de semana, principalmente no domingo (4) trazem elevado potencial de transtornos nesses três estados, com alto risco de alagamentos, inundações e enxurradas.
Detalhes da previsão e os alertas de chuvas intensas e de tempestades
Nesta sexta-feira (2), já há potencial de transtornos no Sudeste, com o aumento do potencial de chuvas intensas e de tempestades no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, com maiores riscos de transtornos no território paulista.
No entanto, é no fim de semana que, com o auxílio de uma frente fria, há os primeiros dias da ZCAS que atua sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais, o Espírito Santo e entre o norte do Centro-Oeste e metade sul da Região Norte.
No sábado (3), às chuvas intensas e as tempestades começam já no início da tarde, ganhando intensidade ao longo do período e mantendo o potencial de transtornos até o período da noite, com período crítico das 15 às 21 horas. Alerta para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e para todo o estado de Minas Gerais. O estado de São Paulo já registra redução do potencial de chuvas e não há risco de eventos intensos.
Alerta especial para o estado do Espírito Santo, que ao longo da noite e da madrugada, as chuvas mantém a intensidade de moderada a forte, elevado o potencial de alagamentos, inundações e enxurradas.

No domingo (4), as chuvas não dão trégua ao longo da madrugada no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, como dito anteriormente. Ao longo da manhã, as chuvas continuam nessas áreas e passam a ocorrer com fraca a moderada intensidade no Rio de Janeiro. A intensidade das chuvas aumenta ao longo do dia, principalmente a partir da tarde e se mantém até o período da noite e madrugada da segunda-feira (5).
No total do evento, os acumulados de chuva podem atingir os 200 mm, com maior parcela desse volume ocorrendo no domingo (4), entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o centro-leste de Minas Gerais. Assim, há elevado potencial de alagamentos, inundações e enxurradas.
