Em postagem no X, o presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), festejou neste sábado (3.jan.2026) a acusação do governo dos Estados Unidos à Venezuela com um vídeo em que chama o regime chavista de “ditadura narcoterrorista” e associa o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Nicolás Maduro (PSUV, esquerda).
Na postagem, Milei apresenta um vídeo editado com um discurso realizado na cúpula do Mercosul em que saúda a pressão do governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump (Partido Republicano), contra o regime chavista na Venezuela. O vídeo intercala as críticas do presidente argentino com imagens de Lula e Maduro. Ao final, aparece uma foto em que o presidente brasileiro abraça Maduro.
No discurso, Milei diz que Maduro é responsável por uma “ditadura atroz, desumana e narcoterrorista”. A manifestação considera que o regime é um perigo para a região e que o “tempo para ter uma abordagem tímida no assunto” se esgotou.
LA LIBERTAD AVANZA
VIVA LA LIBERTAD CARAJO pic.twitter.com/yexGuQfKvF— Javier Milei (@JMilei) January 3, 2026
ENTENDA
O presidente Trump afirmou ter realizado um ataque “de larga escala” contra a Venezuela neste sábado (3.jan). Em publicação na plataforma Truth Social, Trump disse ter capturado Maduro e sua mulher, Cilia Flores.
Segundo Trump, eles foram levados para fora do país por via aérea. O republicano afirmou que os EUA governarão a Venezuela até uma transição “segura, adequada e criteriosa”. Autoridades venezuelanas afirmam desconhecer o paradeiro de Maduro.
Explosões, aeronaves e fumaça preta foram vistos em Caracas por volta das 2h no horário local (3h no horário de Brasília) durante aproximadamente 90 minutos, segundo testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters e por imagens que circulam nas redes sociais. Um apagão afetou a área sul da cidade, próxima a uma importante base militar.
Leia mais sobre a ofensiva norte-americana à Venezuela:
- EUA atacam Venezuela e Trump diz ter capturado Maduro
- Líderes latino-americanos reagem ao ataque dos EUA à Venezuela
- Veja imagens dos ataques dos EUA à Venezuela
- Maduro foi “preso para responder acusação criminal nos EUA”, diz senador
- Vieira condenou ataque dos EUA, diz chanceler venezuelano
- Múcio diz que situação na fronteira com Venezuela é tranquila
- Trump publica foto de Maduro capturado em rede social; veja
- Mais grave agressão do século, diz PT sobre ação dos EUA
- Petróleo “roubado” deve ser devolvido, diz JD Vance
- Governo da Venezuela pede manifestação de organizações internacionais
- Maduro e mulher serão julgados em Nova York, diz governo dos EUA
- Venezuela fecha fronteira com Brasil depois de ataque dos EUA
- Lula diz que ataque à Venezuela é inaceitável
- Colômbia mobiliza força pública à fronteira com a Venezuela após ataque
- Governo Lula discute ataques dos EUA à Venezuela
- Internautas fazem memes sobre ataque dos EUA à Venezuela
