A presidente mexicana Claudia Sheinbaum (Morena, Movimento de Regeneração Nacional, esquerda) afirmou, nesta 2ª feira (12.jan.2026), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), não planeja realizar operações militares em território mexicano, depois de uma conversa telefônica com o presidente norte-americano.
A conversa vem 3 dias depois de Trump declarar que iniciaria ações terrestres contra cartéis de drogas mexicanos. Durante a ligação, os líderes discutiram segurança, combate ao narcotráfico, comércio e investimentos.
A presidente do México compartilhou, em seu perfil oficial no X, uma foto ao lado de sua equipe durante uma ligação com o presidente dos Estados Unidos. Ela descreveu o contato como “muito produtivo”.
Segundo Sheinbaum, os 2 discutiram temas importantes como segurança, sempre com respeito à soberania mexicana, além de combate ao tráfico de drogas, comércio e investimentos.
“A colaboração e a cooperação num contexto de respeito mútuo sempre trazem resultados”, ela destacou.

Na 5ª feira (8.jan.2026), em entrevista à Fox News, Trump afirmou que os EUA eliminaram grande parte das drogas que entram por via marítima no país e que agora começariam a agir por terra.
“Os cartéis estão controlando o México, é muito triste ver o que aconteceu com aquele país. Eles estão matando 250, 300 mil pessoas em nosso país todos os anos”, declarou.
Durante a mesma entrevista, o presidente norte-americano comentou sobre a situação na Venezuela depois da queda de Nicolás Maduro (PSUV, esquerda). Ele elogiou os militares envolvidos na operação, chamando-os de “grupo fantástico”, e afirmou que soldados cubanos foram “eliminados” durante a ação. “Nem quero dizer quantos, mas foram dizimados”, acrescentou.
