O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), 44 anos, está se consolidando como o candidato da direita na disputa presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 80 anos. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso e inelegível, pontua de 23% a 32% na pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (14.jan.2026). Já o petista tem de 35% a 40% e lidera em todos os cenários.
Flávio pontua mais quando a direita apresenta menos candidatos na disputa, segundo os cenários testados pela Quaest. A melhor pontuação do pré-candidato do PL ao Planalto é quando tem 32% contra 39% de Lula. Nesse cenário, a direita teria apenas mais 2 candidatos: Romeu Zema (Novo-MG), com 5%, e Renan Santos (Missão, o partido criado a partir do MBL), com 2%. Também aparece o ex-comunista e hoje na Democracia Cristã, Aldo Rebelo, com 2%.

Há um risco nesse cenário de poucos candidatos de direita: a disputa pode tender a um afunilamento já no começo e ocorrer um 2º turno antecipado, só entre Lula e Flávio. Nesse caso, o petista teria mais chance de se aproveitar da polarização instalada na política brasileira e tentar ganhar no 1º turno, algo que nunca conseguiu. Desde que o Brasil passou a ter eleições diretas para presidente na atual fase democrática, a partir de 1989, só Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ganhou no 1º turno (em 1994 e 1998).
TARCÍSIO DE FREITAS
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 50 anos, tem dito que vai concorrer a mais um mandato no Palácio dos Bandeirantes. Só que seu nome continua sendo citado por setores da direita como um possível candidato a presidente que unificaria mais esse espectro ideológico e com potencial de tirar mais votos de Lula.
Na pesquisa Quaest, Tarcísio é testado em 2 cenários.
No 1º, tem 27% e aparece como o principal nome da direita –e Lula fica com 39%, na liderança folgada da disputa.
No 2º cenário, Tarcísio cai para 14%, mas porque também é listado como candidato Flávio Bolsonaro, que pontua 23%. Nesse caso, Lula lidera, com 40%. Ocorre que a soma de Tarcísio e de Flávio daria 37%, o que significaria um empate técnico com os 40% do petista –mostrando que a direita precisa verificar qual será a melhor estratégia e o candidato mais competitivo para a eleição de outubro.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios de 8 a 11 de janeiro de 2026. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00835/2026.
AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: redacao@poder360.com.br.
Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.
