A maioria dos brasileiros diz ter medo de que os Estados Unidos adotem no Brasil medidas semelhantes às tomadas recentemente na Venezuela, segundo nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (15/1).
O levantamento indica que 58% dos entrevistados afirmam temer uma ação desse tipo, enquanto 40% dizem não ter esse receio.Apenas 2% não souberam ou não responderam.
Captura e acusações contra Nicolás Maduro
- Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram capturados em 3 de janeiro por forças norte-americanas e levados a Nova York, onde respondem a processos judiciais.
- Segundo a denúncia apresentada pelas autoridades americanas, Maduro teria liderado por mais de duas décadas uma organização criminosa dentro do Estado venezuelano voltada ao envio de cocaína para os EUA.
- Donald Trump recuou sobre tal acusação contra o chavista.
- As acusações incluem narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, crimes que podem resultar em penas que variam de 20 anos de prisão a prisão perpétua.
- Maduro nega todas as acusações e afirma ser inocente.
Quando questionados sobre como o governo brasileiro deveria reagir às ações do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Venezuela, 66% dos entrevistados defenderam que o país mantenha uma posição neutra.
Outros 18% disseram que o Brasil deveria apoiar as medidas de Trump, e 10% afirmaram que o governo deveria se opor a elas. 6% não souberam ou preferiram não responder.
Avaliação da postura de Lula
A pesquisa também perguntou se a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que condenou duramente as ações envolvendo a prisão do venezuelano Nicolás Maduro – foi correta. Para 51% dos entrevistados, a postura de Lula foi errada.
Já 37% consideraram que o presidente agiu de forma certa, e 12% não souberam ou não responderam.
O levantamento questionou ainda se a posição do petista sobre a prisão de Maduro poderia influenciar o voto dos brasileiros nas próximas eleições.
A grande maioria, 71%, afirmou que essa questão não afetará sua decisão nas urnas. Para 17%, a postura do presidente faz com que prefiram candidatos da oposição, enquanto 7% disseram que o posicionamento de Lula os faz tender mais a apoiá-lo. Outros 5% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro deste ano e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. Os questionários foram realizados “face a face” em coleta domiciliar. O nível de confiança divulgado é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.
Fonte: Metrópoles
O post Ação militar dos EUA no Brasil é temida por 58%, diz Genial/Quaest apareceu primeiro em A Gazeta do Amapá.
