Políticos aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resgataram um vídeo antigo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reaproveitado depois de sua transferência, nesta 5ª feira (15.jan.2026), da Superintendência da PF em Brasília para o 19º Batalhão da Polícia Militar —unidade conhecida como Papudinha, localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.
O clipe ressurgiu com força logo depois de o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar a transferência de Bolsonaro. A mudança veio depois do pedido de prisão domiciliar da defesa, que foi negado. A nova cela do ex-presidente tem 64 m², com pátio externo, visitas ampliadas e mais refeições.
No vídeo de 2017, Bolsonaro aparece dizendo “a Papuda lhe espera”, em referência a uma reportagem do Estadão sobre uma lista de políticos investigados na Operação Lava Jato.
Reações
Guilherme Boulos
Em seu perfil oficial no X, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol), afirmou: “Aqui se faz, aqui se paga”.

Rubens Pereira Jr.
Já o deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) declarou que o vídeo teria “envelhecido mal”, pelos recentes acontecimentos.

Guilherme Cortez
O deputado estadual de São Paulo Guilherme Cortez (Psol) comemorou a decisão de Alexandre de Moraes e afirmou: “Chega de obstrução de justiça! Vai pagar pelos seus crimes, bandido! A Papuda te espera!”.

Duda Salabert
A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) publicou uma versão diferente dos vídeos dos demais. A edição mostra o início do ex-presidente falando “a Papuda lhe espera”, com uma mixagem de música que engata em um “papudinha”. “A Papudinha lhe espera, boa estadia lá”, escreveu Salabert.

Maria do Rosário
Em tom irônico, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) questionou: “E aí, Bolsonaro? A ‘Papudinha’ espera quem, mesmo?”. Ela finaliza: “Lugar de golpista, criminoso, genocida, corrupto, misógino e que faz apologia ao ódio e à violência contra mulheres é na cadeia”.

