O final de semana será com tempo fechado em grande parte do Brasil. Nos próximos dias as 5 regiões vão registrar chuvas e os acumulados podem superar os 100 mm
- Veja também: São Paulo está sob alerta de tempestades e chuva forte até pelo menos a próxima segunda-feira, 19

Uma frente fria se formou sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira (16) e provoca, neste momento, chuvas em municípios do oeste do Rio Grande do Sul. A previsão para as próximas horas indica que o sistema seguirá em deslocamento, mantendo as chuvas e deixando alguns municípios em estado de alerta.
Os próximos dias serão marcados por instabilidades espalhadas por todo o território nacional. Os modelos indicam o avanço da frente fria sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ventos transportando umidade do oceano para o leste do Nordeste e a manutenção de elevados níveis de umidade sobre a Região Norte.
Fim de semana com chuvas intensas no Sul e Sudeste
O sábado (17) amanhece com tempo parcialmente nublado em áreas do Sul do Brasil. A previsão indica presença de nuvens nos três estados da região, porém com baixa expectativa de precipitação nas primeiras horas do dia. Situação semelhante ocorre no Sudeste, onde a grande cobertura de nuvens mantém o tempo fechado.
À medida que a frente fria avança, o tempo se torna mais estável no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ainda que de forma temporária. A partir de meados da tarde de sábado (17), as instabilidades se intensificam no leste gaúcho e se espalham por Santa Catarina e Paraná, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

No Sudeste, as chuvas mais intensas, acompanhadas de descargas elétricas, concentram-se sobre o estado de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Atenção especial para o leste paulista, que vem registrando elevados acumulados diários nos últimos dias.
Pela manhã de domingo (18), uma segunda frente fria chega ao Rio Grande do Sul, provocando novas pancadas de chuva. No Sudeste, a expectativa é de chuvas intensas a partir do final da manhã.

Durante a tarde de domingo (18), as chuvas se espalham por toda a Região Sul, com risco de chuvas intensas e tempestades, principalmente no centro-leste gaúcho e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. No Sudeste, as instabilidades atingem o leste e norte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Veja o acumulado de chuva até domingo (18) em algumas capitais:
- São Paulo/SP: 44,5 mm
- Belo Horizonte/MG: 6,9 mm
- Porto Alegre/RS: 27,7 mm
- Florianópolis/SC: 10,9 mm
Os maiores volumes são esperados no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, com acumulados superiores a 60 mm. No Sul, o centro do Rio Grande do Sul pode registrar até 40 mm, enquanto nas demais áreas os volumes variam entre 15 e 35 mm.

O final de semana requer atenção redobrada da população devido ao risco de transtornos. Recomenda-se evitar áreas sujeitas a alagamentos, não se abrigar sob árvores durante tempestades e buscar auxílio das autoridades em caso de emergência.
Chuvas fortes previstas para o Centro-Oeste e Norte
Pancadas de chuva mais abrangentes são previstas para a tarde de sábado (17) na faixa entre o sul de Goiás, leste do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso. As precipitações variam entre moderadas e fortes, acompanhadas de trovoadas.

Essa faixa de instabilidade se estende à Região Norte, onde o Amazonas deve ser o estado mais afetado pelas chuvas intensas no sábado (17), especialmente nas áreas central e oeste. Nos demais estados da região, predominam chuvas moderadas, com episódios pontuais de chuva forte.
No domingo (18), as chuvas se concentram no centro-leste de Mato Grosso e centro-sul de Goiás, mantendo o risco de transtornos. Na Região Norte, as precipitações se espalham por Rondônia e Pará. No Amazonas, as chuvas perdem intensidade em relação ao sábado (17), mas o alerta permanece.

Os maiores acumulados são esperados no oeste do Amazonas, com volumes superiores a 100 mm. Nas demais áreas da Região Norte, os acumulados variam bastante, mas não devem ultrapassar 50 mm.
MA, PI e BA com previsão de chuvas moderadas a fortes
O final de semana será marcado por chuvas no Nordeste do Brasil. As precipitações mais significativas ocorrem nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, embora de forma irregular. No litoral, o transporte de umidade do Atlântico favorece a ocorrência de chuvas leves entre a Bahia e o Ceará ao longo do sábado (17) e domingo (18).
No sábado (17), a manhã começa com tempo parcialmente nublado, mas ao longo da tarde há aumento da umidade e da nebulosidade, favorecendo pancadas de chuva no Maranhão e norte do Piauí.
Na madrugada de domingo (18), a umidade avança pelo interior do Piauí e do Ceará, provocando mudanças no tempo, com possibilidade de chuvas intensas pontuais nas áreas centrais dos estados. Durante a tarde, as chuvas se espalham pela região, com pancadas mais intensas previstas para Maranhão, Piauí e Bahia.
