O infectologista brasileiro Marcus Lacerda foi nomeado diretor do TDR (Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais), da OMS (Organização Mundial da Saúde), nesta 6ª feira (16.jan.2026). Ele é o 2º pesquisador do Brasil a ocupar o cargo no programa internacional.
Reconhecido internacionalmente, Lacerda desenvolve pesquisas sobre malária, com foco no manejo e na eliminação do Plasmodium vivax, um dos parasitas causadores da doença. Também atua em estudos sobre HIV, histoplasmose, arboviroses, acidentes ofídicos, covid-19 e outras doenças emergentes.
Lacerda é formado em medicina pela UnB (Universidade de Brasília) e tem especialização em infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, no Amazonas.
Atualmente, atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e como professor adjunto da University of Texas Medical Branch, além de pesquisador especialista em Saúde Pública da Fiocruz. Na instituição, coordena o Laboratório do Instituto de Pesquisas Clínicas Carlos Borborema, vinculado à Fiocruz Amazônia, em Manaus.
Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi revogada a concessão da Ordem Nacional do Mérito Científico a Lacerda. A honraria só foi concedida em 2023, já no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O infectologista também presidiu a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
Lacerda afirmou estar ansioso para apoiar esforços para transformar evidências científicas em impacto, especialmente em regiões com maiores necessidades, além de fortalecer a liderança local e sistemas sustentáveis de saúde.
Criado em 1975, o TDR é um programa internacional vinculado à OMS que atua no apoio a pesquisas, capacitação técnica e desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento de doenças tropicais. A iniciativa reúne governos, universidades e organismos multilaterais e mantém atuação concentrada em países de baixa e média renda, com foco em doenças negligenciadas e no fortalecimento da resposta dos sistemas nacionais de saúde.
