Uma intensa frente fria vai atuar no Brasil nesta semana e traz risco de chuvas intensas e elevado acumulado já no começo da semana. Em apenas 48 horas os acumulados podem passar dos 100 mm.
- Mais previsão: Nas próximas horas, uma frente fria traz intensa mudança em parte do Brasil; confira os alertas e as áreas afetadas

Uma frente fria está se formando próximo à costa do Sul e do Sudeste, atuando completamente a partir desta segunda-feira (19). O sistema vai contribuir para o desenvolvimento de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que trará chuvas muito intensas e elevado acumulado na semana no centro-norte do Brasil, com volumes mais expressivos sobre entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste e 300 mm até a próxima sexta-feira (23).
No Sudeste, o potencial de chuvas intensas, tempestades e elevados acumulados já deixam alertas no início desta semana. Até terça-feira (19), mais de 100 mm podem acumular no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no leste e sudeste de Minas Gerais.
Detalhes da previsão do tempo
Na manhã da segunda-feira (19), o tempo já fica instável, com aumento da nebulosidade sobre São Paulo e Minas Gerais. Por volta de meados do período, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade no leste e norte de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Mais para o fim da manhã, há potencial e chuva forte pontualmente no centro, leste e norte paulista, no sul e região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais. No Rio de Janeiro, chuvas de fraca intensidade já podem ocorrer no sul do estado.
Entre o meio da tarde e o início da noite, que se concentram o maior risco de chuvas intensas e tempestades. Alerta para todo o estado de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do sul e norte do Espírito Santo. O maior potencial para acumulados elevados fica para o leste e norte paulistas, sul fluminense, sul mineiro e região do Triângulo Mineiro.
Na terça-feira (20), dá-se o segundo dia da ZCAS, com chuvas mais deslocadas para os estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. No estado de São Paulo, a massa de ar frio já começa a atuar e favorece a redução do potencial de precipitação.

Assim, no período da manhã há alerta de chuvas intensas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A partir da tarde, os alertas se estendem para todo o estado de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. No estado de São Paulo, há previsão de chuva fraca na faixa leste e de pancadas de até forte intensidade no norte.
As regiões com maior acumulado e potencial de transtornos se dá na porção centro, norte e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e, principalmente no Espírito Santo, com volumes que podem superar os 100 mm.
Para Minas Gerais e o Espírito Santo, os alertas se estendem até pelo menos a sexta-feira (23), com volumes que podem chegar aos 300 mm, resultando em potencial de deslizamentos, inundações e alagamentos.
