O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta 2ª feira (19.jan.2026) que não se sente mais obrigado a pensar “puramente na paz” após não ter sido indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2025. Em mensagem enviada ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere, Trump afirmou que o “mundo não está seguro” sem domínio total norte-americano sobre a ilha.
O Comitê Norueguês do Nobel concedeu o prêmio à líder da oposição venezuelana María Corina Machado. Em texto obtido pela Reuters, Trump disse que deixou de ser reconhecido mesmo depois de, segundo ele, ter interrompido “8 guerras”.
Leia a íntegra da mensagem enviada por Trump:
“Considerando que seu país decidiu não me conceder o Prêmio Nobel da Paz por ter interrompido mais de 8 guerras, eu não me sinto mais obrigado a pensar puramente na paz, embora ela sempre seja predominante, mas agora posso pensar no que é bom e apropriado para os Estados Unidos da América.
A Dinamarca não pode proteger essa terra da Rússia ou da China, e por que eles têm um ‘direito de propriedade’, afinal? Não existem documentos escritos; é apenas que um barco chegou lá há centenas de anos, mas nós também tivemos barcos chegando lá.
Eu fiz mais pela OTAN do que qualquer outra pessoa desde sua fundação, e agora a OTAN deveria fazer algo pelos Estados Unidos.
O mundo não está seguro a menos que tenhamos Controle Completo e Total da Groenlândia.
Obrigado!”
