O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) realiza, no dia 2 de fevereiro de 2026, o Festival de Iemanjá, na Concha Acústica do Araxá, em Macapá. O evento acontece das 17h às 00h e integra a programação de aniversário da capital amapaense.
Reconhecida como a Rainha do Mar, Iemanjá é uma das divindades mais populares das religiões de matriz africana no Brasil. Em Macapá, a celebração ocorre oficialmente desde 2018 e se consolidou como um importante marco cultural, religioso e de valorização da ancestralidade afro-brasileira.
Programação une fé, cultura e ancestralidade
A programação tem início às 17h, com a abertura solene e saudação a Exu, momento que simboliza a abertura dos caminhos e o acolhimento do público.
Às 19h, ocorre a chegada ritualística de Iemanjá, conduzida pelos fundamentos do Kêtu e da Nação Angola, simbolizando a união entre diferentes tradições religiosas.
Já às 20h, acontece a entrada ritualística no rio e a entrega das oferendas, um dos momentos mais sagrados do festival, que envolve sacerdotes, sacerdotisas e casas religiosas participantes.
Encantaria e apresentações culturais
Às 21h30, o público acompanha o Momento Encantaria, dedicado às tradições da encantaria amazônica. Em seguida, às 22h30, ocorre a apresentação artístico-cultural, que encerra as atividades festivas. O evento finaliza à meia noite.
O post Macapá 268 anos: Festival de Iemanjá abre a programação do aniversário da cidade apareceu primeiro em A Gazeta do Amapá.
