O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou nesta 2ª feira (19.jan.2026) em Changsha, na China, a sede do Grupo SANY, um dos maiores conglomerados industriais do mundo. A visita é parte da estratégia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para atrair investimentos produtivos, fortalecer a indústria nacional e gerar emprego e renda. A iniciativa está alinhada com programas como o Novo PAC, a Política Nacional de Transição Energética e o programa Nova Indústria Brasil.
O projeto em análise propõe a construção de uma fábrica voltada à produção, montagem e distribuição de equipamentos para os setores de construção pesada, mineração, óleo, gás, energia e armazenamento elétrico. A implementação transformaria o Brasil em centro industrial e tecnológico da SANY para a América Latina.
O objetivo é que a nova unidade industrial fortaleça cadeias produtivas nacionais, promova a transferência de tecnologia e capacite mão de obra, com impacto direto na criação de empregos no país. A direção do conglomerado chinês expressou confiança nas políticas públicas conduzidas pelo governo Lula.
Como resultado da visita, foram agendadas reuniões institucionais com Lula e com o vice-presidente e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). As partes também discutiram a participação do Grupo SANY em evento da indústria de óleo, gás e mineração no Vale do Aço, em Minas Gerais, para fevereiro.
“Estamos criando um ambiente seguro e previsível para investimentos, que gera emprego, renda e desenvolvimento sustentável, com o Brasil assumindo protagonismo na indústria global e na transição energética”, afirmou Alexandre Silveira.
