O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, em vídeo publicado nos stories do seu perfil no Instagram, nesta 4ª feira (21.jan.2026), que pretende percorrer cerca de 40 km neste 3º dia de sua caminhada até Brasília. A jornada, iniciada na 2ª feira (19.jan.2026) em Paracatu (MG), é um protesto contra as prisões relacionadas aos eventos de 8 de Janeiro e pela “liberdade” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Hoje deve ser uns 30 km sem nada, sem ponto de apoio, sem nada”, afirmou o congressista em vídeo. No 1º dia, o congressista percorreu 36 km e no 2º dia, 37 km, totalizando, segundo ele, 73 km. O trajeto final deve chegar a 240 km.
O trajeto total entre Paracatu (MG) e a capital federal tem aproximadamente 240 km. Nikolas partiu de uma localidade próxima à divisa entre Minas Gerais e Goiás. Em seu perfil no Instagram, o deputado registrou ter caminhado 36 km no 1º dia da jornada.
“A gente tá priorizando sair antes que chova” e também “chegar antes de estar de noite”, explicou Nikolas sobre a estratégia adotada pelo grupo para evitar caminhar na estrada durante o período noturno.
O deputado mineiro tem utilizado elementos simbólicos durante o protesto. Em um dos vídeos, aparece usando uma camiseta branca com a frase “Acorda Brasil” escrita com batom. “Fiz questão de escrever de batom, como a Débora”, disse, referindo-se a Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como “Débora do batom”. Ela foi condenada a 14 anos de prisão por ter pichaado a estátua “A Justiça”, em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal), com a frase “perdeu, mané” durante os atos de 8 de Janeiro.
Outros congressistas acompanham Nikolas na caminhada, como os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e André Fernandes (PL-CE).
