O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), assumiu a presidência do BrC (Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central) nesta 4ª feira (21.jan.2026). O cargo era ocupado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Ele comandará o grupo até 31 de dezembro de 2026.
Riedel foi eleito por unanimidade em 10 de novembro de 2025, quando os governadores se reuniram para escolher o sucessor de Caiado. A posse formal foi registrada no Diário Oficial no dia 1º de janeiro.
“Assumo a presidência do CBC com o compromisso de manter o diálogo e a cooperação, dando continuidade às ações que fortalecem a gestão pública entre os estados”, declarou Riedel em publicação em seu perfil no Instagram.
O BrC, criado em 2015, reúne 7 Estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. O objetivo principal do é impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões integrantes. Riedel participou como secretário de Estado da criação do consórcio.
Caiado, que liderou o grupo pelos últimos 2 anos, afirmou: “Concluo este meu 2º mandato aqui passando a presidência a este colega competente que vai saber tocar esse consórcio com dinamismo e a competência que toca esse Mato Grosso do Sul”.
Cada Estado é representado por seu respectivo governador: Eduardo Riedel (MS), Ronaldo Caiado (GO), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Carlos Brandão (PSB-MA), Mauro Mendes (União Brasil-MT), Marcos Rocha (União Brasil-RO) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO).
