ZCAS continua provocando muita sobre o Brasil, mas 3 estados estão sob alerta vermelho de elevado acumulado, com volumes de mais de 100 mm nas próximas 48 horas.

As chuvas não dão trégua sobre parte do Brasil, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, os estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo recebem os maiores acumulados e estão sob o maior risco de transtornos.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocou, até o momento, volumes máximos de 200 mm sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e a Região Norte com maior concentração das chuvas sobre os estados do Tocantins, de Goiás, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, do Espírito Santo e porção leste de São Paulo.

Essa condição se mantém e há elevado potencial de transtornos em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo não somente nas até este sábado, 24, mas até o início da próxima semana.
Acumulados de até 200 mm mantém alertas sobre o Sudeste
As chuvas nesta sexta-feira (23) não dão trégua e já vêm ocorrendo pela manhã no Rio de Janeiro e em Minas Gerais com até forte intensidade. A previsão é da continuidade das chuvas ao longo do dia, com volumes que podem passar dos 100 mm no oeste e sul de Minas Gerais. Na porção central mineiro, região de Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, a previsão é de acumulados de 50 a 60 mm. No Espírito Santo, as chuvas mais intensas acontecem a partir da tarde e podem acumular até 30 mm.
No sábado (24), há previsão de chuvas já pela manhã, que podem ocorrer com até forte intensidade entre o oeste e a região do Triângulo Mineiro e no centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, com aumento da intensidade no final do período.

Ao longo da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e a intensidade das chuvas aumenta bastante com potencial de eventos intensos e muito volumosos em um curto período de tempo em boa parte de Minas Gerais, com exceção da porção norte do estado, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. O risco de chuvas intensas se mantém até o período da noite, o que mantém o potencial de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
No domingo (25), o potencial de chuvas diminui no período da manhã, com precipitação ocorrendo de forma pontual e com fraca intensidade em Minas Gerais. O risco e alertas do dia se concentram no período da tarde e noite, com aviso de chuvas intensas e elevado acumulado em curto período de tempo no oeste, centro-sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Essa condição de chuvas intensas se mantém na próxima semana até a segunda-feira (26) mesmo com o enfraquecimento da ZCAS. Os volumes diários diminuem, mas o risco de eventos intensos em um curto período de tempo continua no centro-sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro em Minas Gerais, e no Rio de Janeiro.
Quando o risco de chuvas intensas diminui? A partir da terça-feira (27), as chuvas diminuem no Sudeste e passam a ocorrer mais no Sul do Brasil, trazendo um trégua dos eventos intensos e dos acumulados elevados.
Powered by WPeMatico
