O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse nesta 6ª feira (23.jan.2026) que o ex-presidente do BRB (Banco de Brasília), Paulo Henrique Costa, tratou diretamente com o Banco Master a operação de compra. Em entrevista à CNN Brasil, afirmou que esteve poucas vezes com o banqueiro Daniel Vorcaro e que nunca tratou do assunto com ele.
“Estive com ele poucas vezes e nunca tratei sobre o banco. Toda operação de compra foi tratada diretamente com o Paulo Henrique”, disse o governador.
Vorcaro teria afirmado em seu depoimento à PF (Polícia Federal), em 30 de dezembro de 2025, que conversou “algumas vezes” com Ibaneis sobre a compra do Master. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
A oferta inicial do BRB em março de 2025 era comprar 58% das ações do Master, o que daria ao banco voto no conselho de administração. O Banco Central barrou a operação de compra em setembro e decretou em novembro a liquidação extrajudicial da instituição de Vorcaro.
O banqueiro e o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, foram alvos da operação Compliance Zero, que investiga fraudes na compra de créditos entre o Banco de Brasília e o Master.
O Poder360 apurou que o BRB passou ações da própria instituição financeira ao Master em operações realizadas enquanto negociava comprá-lo. Não há informações sobre o total de papéis nem como se deu a transferência.
Powered by WPeMatico
