O Ecosoc (Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas) completou na 6ª feira (23.jan.2026) 80 anos desde sua 1ª reunião. Inicialmente estabelecido em 1945, o Ecosoc atua como um dos 6 principais órgãos da ONU.
O aniversário foi comemorado com uma cerimônia em Nova York, transmitida ao vivo pela TV on-line da ONU. Durante o evento, a organização lançou um selo postal do artista brasileiro Eduardo Kobra, que celebra o multilateralismo e a sustentabilidade.
“Nós precisamos refletir sobre o legado do Ecosoc e reafirmar seu papel central na formação de um sistema multilateral mais inclusivo, resiliente e voltado para o futuro”, disse Lok Bahadur Thapa, presidente do Ecosoc, em 2025.
Além de Kobra, estiveram presentes Thapa, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e outras autoridades. Além de ser responsável pelo desenvolvimento sustentável e internacional da economia, da sociedade e do meio ambiente, o conselho também acompanha as principais conferências e cúpulas da ONU.
ENTENDA O ECOSOC
O Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas foi definido como um dos principais braços das Nações Unidas pela Carta da ONU, em 1945. Eis a íntegra (PDF 449 kB, em inglês). Ele conta com um conselho cuja função é liderar e coordenar esforços para alcançar metas internacionais de desenvolvimento humano.
A instituição mantém um “compromisso histórico e contínuo na construção de um desenvolvimento mais inclusivo, sustentável e centrado nas pessoas, sem deixar ninguém para trás”.
A coordenação dos órgãos subsidiários, comissões, organismos e outros programas de desenvolvimento sustentável da ONU é responsabilidade do Ecosoc. O conselho também funciona como intermediário entre a ONU e a sociedade, promovendo o diálogo da organização com políticos, civis e empresas.
Esta reportagem foi produzida pela trainee em jornalismo do Poder360 Maria Eduarda Lourenço sob supervisão da editora-assistente Aline Marcolino.
Powered by WPeMatico
