O Carnaval deve ajudar o turismo nacional a faturar R$ 18,6 bilhões em fevereiro –alta de 10% em relação aos R$ 16,9 bilhões do mesmo mês de 2025. A estimativa é da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Se confirmada a projeção, será o melhor desempenho do setor para o mês desde 2011, ano de início da série histórica da FecomercioSP, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Clique aqui para abrir em outra aba.
Segundo a FecomercioSP, em parte, o crescimento é resultado da base de comparação, já que no ano passado o Carnaval caiu em março. No entanto, a principal razão para a alta está no momento favorável pelo qual o setor passa, com fortalecimento do poder de compra da população, renda mais elevada, sustentada pelo mercado de trabalho aquecido, e inflação em desaceleração.
“Mesmo que as famílias não viajem para destinos distantes e que o Carnaval não seja um feriado, mas um ponto facultativo, a data costuma movimentar o setor, especialmente os segmentos de transporte aéreo e rodoviário, hospedagem, locação de veículos e alimentação”, disse o presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze.
O especialista afirma que, ainda que nem todas as famílias possam fazer viagens de avião para destinos distantes, os deslocamentos menores, realizados de carro ou ônibus, também contribuem para o crescimento das atividades do setor.
Powered by WPeMatico
