Um ataque da Rússia na capital da Ucrânia, Kiev, deixou ao menos 1 morto e 23 feridos na madrugada deste sábado (24.jan.2026). Segundo a agência Reuters, o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, disse que cerca de 6.000 prédios estão sem aquecimento. A temperatura em Kiev era de -12 °C na manhã deste sábado.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou na rede social X que o presidente russo, Vladimir Putin (independente, esquerda), ordenou “cinicamente” um ataque maciço com mísseis contra o país enquanto delegações se reuniam para negociações de paz em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
“Esforços de paz? Reunião trilateral nos Emirados Árabes Unidos? Diplomacia? Para os ucranianos, esta foi mais uma noite de terror russo. Cinicamente, Putin ordenou um ataque brutal e massivo com mísseis contra a Ucrânia enquanto delegações se reuniam em Abu Dhabi para avançar no processo de paz liderado pelos Estados Unidos. Seus mísseis atingiram não apenas o nosso povo, mas também a mesa de negociações”, declarou o ministro ucraniano.
“Este ataque bárbaro prova mais uma vez que o lugar de Putin não é na mesa de negociações de paz, mas sim no banco dos réus do tribunal especial”, acrescentou.
As forças armadas ucranianas informaram que a Rússia lançou 375 drones e 21 mísseis nos ataques, que visaram a infraestrutura energética, deixando grande parte da capital sem energia elétrica e aquecimento. Na cidade de Kharkiv, 19 pessoas ficaram feridas.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), publicou algumas imagens no X de equipes de resgate depois dos bombardeios. “Cada ataque russo contra nossa infraestrutura energética demonstra que não pode haver atrasos no fornecimento de sistemas de defesa aérea. Não podemos ignorar esses ataques; eles devem ser respondidos com firmeza”, declarou Zelensky.
Assista ao vídeo divulgado pelo presidente ucraniano (16s):
Overnight, Russia carried out a massive attack on our regions, launching over 370 attack drones and 21 missiles of various types. Kyiv and the region, as well as the Sumy, Kharkiv, and Chernihiv regions, were targeted. In Kharkiv, a maternity hospital, a dormitory housing… pic.twitter.com/K0TQNNvu4T
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) January 24, 2026
Na 6ª feira (23.jan), Estados Unidos, Ucrânia e Rússia iniciaram a 1ª reunião trilateral para negociar o fim da guerra da Ucrânia, que está prestes a completar 4 anos. A cúpula em Abu Dhabi estava programada para ir até este sábado (24.jan).
A iniciativa se dá no momento em que a Casa Branca intensifica uma ofensiva diplomática para tentar encerrar o conflito. Enviados do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), vêm se deslocando entre Moscou e Kiev em ritmo acelerado, numa tentativa de construir um acordo de paz. O presidente norte-americano disse que Putin e Zelensky seriam “estúpidos” se não chegassem a um entendimento.
Leia mais:
Powered by WPeMatico
