LANÇAMENTO DA QUARTA FASE SERÁ EM IRANDUBA COM META DE ATENDIMENTO A 152 MIL PESCADORES ARTESANAIS
MANAUS – 25/01/2026 – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa), lança, no dia 27 de janeiro, a 4ª fase do programa Atualiza Pescador, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O secretário Alessandro Cohen anunciou a nova fase destacando o compromisso do governador Wilson Lima e prevendo mais entregas no ano, com 1 mil novos kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para elevar o total a 6 mil. O evento será realizado às 9h, no Ginásio Josué Araújo de Almeida, com atendimento direto aos pescadores da região.
O programa atenderá 58 projetos de interesse de associações, colônias e sindicatos pesqueiros em 48 municípios amazonenses, beneficiando cerca de 152 mil pescadores artesanais, com ações voltadas à atualização cadastral, orientação técnica e ampliação do acesso às políticas públicas destinadas ao fortalecimento da pesca artesanal.
Além da regularização, o Atualiza Pescador contempla a entrega de equipamentos e insumos essenciais para a atividade, como botes, motores rabeta, filtros e kits de pesca artesanal. Cada kit é formado por caixa de isopor, malhadeira, facão e chapéu. Os materiais e insumos contribuem para melhoria das condições de trabalho e aumento da produtividade dos pescadores.
O programa garante o acesso a R$ 10 milhões em crédito, disponibilizados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas – Afeam, destinados ao fortalecimento da atividade pesqueira, incentivo à produção e melhoria da renda dos pescadores artesanais, desde que preenchidos todos os requisitos legais durante a análise de cada proposta.
Nesta quarta fase do Atualiza Pescador, equipes técnicas da Sepa estarão no local para prestar atendimento presencial, esclarecendo dúvidas e orientando os trabalhadores da pesca sobre os benefícios e linhas de financiamento disponíveis.
O Atualiza Pescador integra as ações do Governo do Amazonas voltadas à interiorização das políticas públicas, promovendo inclusão social, desenvolvimento econômico e valorização dos pescadores artesanais em todo o Amazonas.

Realizações até a fase 3
- O programa priorizou a atualização cadastral de colônias, sindicatos e associações de pescadores, garantindo apoio direto aos trabalhadores na ponta da cadeia produtiva.
- Beneficiou pescadores em múltiplos municípios com entregas que reduziram riscos de acidentes em jornadas nos rios amazônicos.
- Integrou políticas mais amplas, como acesso a R$ 10 milhões em crédito via Afeam para fomento à produção e renda.
