Os Estados Unidos e a Coreia do Sul concordaram em aprofundar a cooperação no programa de submarinos nucleares de Seul. O acordo foi firmado nesta 2ª feira (26.jan.2026), durante reunião entre o subsecretário de Defesa para Políticas dos Estados Unidos, Elbridge Colby, e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Ahn Guy-back, em um momento em que Washington sinaliza esperar que a Coreia do Sul assuma papel central na dissuasão da Coreia do Norte.
A informação foi divulgada em nota pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, que afirmou que ambos os lados consideram a cooperação em um submarino de propulsão nuclear um passo que aumentará a autonomia militar da Coreia do Sul na Península Coreana e a aliança de segurança entre Washington e Seul.
A nova Estratégia de Defesa Nacional do Pentágono, divulgada na 6ª feira (23.jan.2026), afirma esperar que os EUA precisem atuar menos na dissuasão da Coreia do Norte, e que é responsabilidade da Coreia do Sul liderar o processo.
Segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Ahn solicitou maior agilidade na transferência do controle das forças sul-coreanas para Seul, em caso de guerra, e pediu por maior alinhamento norte-americano com os próximos passos da aliança.
Colby, principal funcionário do Pentágono para assuntos de defesa e política externa, afirmou em postagem no X que a Coreia do Sul é um “aliado modelo”, e que o país está sempre comprometido em aumentar gastos com defesa. “A Coreia do Sul se comprometeu a cumprir o padrão global de investir 3,5% do PIB em defesa e a assumir maior responsabilidade por sua própria defesa no contexto de nossa aliança”, escreveu.
Powered by WPeMatico
