Um ciclone deve se formar na região Sudeste do país a partir de 6ª feira (30.jan.2026) e favorecer a ocorrência de grandes volumes de chuva nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Segundo o Inmet, o sistema deve se formar no litoral do Sudeste e provocar chuvas que podem superar 100 mm nas áreas da Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 mm.
A atuação do ciclone também deve favorecer a ocorrência de tempestades na cidade de São Paulo ao longo da 6ª feira (30.jan), com possibilidade de queda de granizo em grande parte do Estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.
No sábado (31.jan), as áreas de chuva tendem a se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem superar 100 mm em 24 horas. Há ainda previsão de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.
Até o momento, a previsão indica que o ciclone deve continuar atuando até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.
Frente fria
A partir de 5ª feira (29.jan), a passagem de uma frente fria deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina. As áreas com maior risco de temporais, inclusive com queda de raios e granizo, incluem a região metropolitana de Curitiba, o norte catarinense, o Vale do Itajaí e a região serrana de Santa Catarina. Nessas áreas, o acumulado de chuva pode atingir 100 mm em 24 horas.
São Paulo
Na capital paulista, a 3ª feira (27.jan) foi marcada por tempestades e quedas de energia. Por volta das 15h, a Defesa Civil emitiu um alerta para algumas regiões da cidade, e o número de imóveis sem luz na região metropolitana chegou a 80.000, segundo a Enel SP.
Às 2h46 desta 4ª feira (28.jan), 18.594 clientes da área de concessão da Enel estavam com o fornecimento de energia interrompido, sendo 17.770 na capital paulista.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, as primeiras horas desta madrugada registraram céu nublado e temperatura em torno dos 19ºC. Até o momento, não há registro de chuva em toda a região metropolitana.
No domingo (25.jan), 1 homem de 75 anos morreu em uma enchente, na Rua Piatã, na Vila Guilherme, zona Norte de São Paulo. Ele tentava retirar o veículo da via durante uma pancada de chuva quando foi derrubado por uma enxurrada e arrastado pela correnteza. Ele acabou ficando preso a outro carro e não resistiu.
Há 10 dias, um casal de idosos morreu depois de o carro em que estavam ser arrastado e cair em um córrego, na zona Sul da capital.
Desde dezembro de 2025, o Estado contabiliza 13 mortes em decorrência das chuvas e já se aproxima dos números do verão anterior, quando 18 pessoas morreram durante temporais.
Com informações da Agência Brasil.
Powered by WPeMatico
