Tempestades intensas, 90 mm de chuva em 24 horas e risco de granizo deixam em alerta máximo os estados de Santa Catarina e Paraná, especialmente a faixa leste.
- Mais informações: Ciclone traz aumento de chuvas em boa parte do Brasil a partir desta sexta, 30; saiba o que esperar

A última semana de janeiro vem sendo marcada por eventos extremos no Brasil. Na terça-feira (27), a cidade de São Luiz Gonzaga, no noroeste do Rio Grande do Sul, registrou a maior temperatura oficial do dia, 39°C. Já em São Paulo capital, o destaque foi para tempestades intensas que, mais uma vez, evidenciaram a vulnerabilidade da cidade frente aos eventos extremos, com diversos pontos de alagamento e mais de 80 mil imóveis sem energia elétrica.
A tendência é que esse quadro de eventos extremos se fortaleça a partir de quinta-feira (29), com o processo de formação de um ciclone na costa do Brasil, entre as regiões Sul e Sudeste. Este sistema irá organizar chuvas e tempestades sobre boa parte do país nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (29), de acordo com o modelo ECMWF, de confiança da Meteored, há um alerta para tempestades intensas com chuvas volumosas para a Região Sul, principalmente Santa Catarina e Paraná. Há risco de ocorrência de granizo e acumulados de 90 mm em 24h. Confira os detalhes.
Alerta de tempestades e risco de granizo
As tempestades podem começar ainda durante a madrugada de quinta-feira (29) no Sul do Rio Grande do Sul, cruzando o estado em direção à Santa Catarina e ganhando força a partir da metade norte do Rio Grande do Sul.

A partir da tarde, as tempestades devem se espalham por todo o território de Santa Catarina e Paraná, com maior potencial para severidade nas regiões:
- Noroeste/Norte do Rio Grande do Sul
- Oeste e Leste de Santa Catarina e Paraná
Nestas regiões, índices de severidade apontam que há maior risco de ocorrência de granizo. A presença de gelo está associada com raios, sistemas verticalmente extensos, com rajadas de vento fortes e a precipitação intensa (volumes elevados em curtos períodos de tempo).

As chuvas intensas vão atingir toda a região Sul em diferentes momentos do dia na quinta-feira (29). Elas começam a avançar junto das tempestades, do Sul do Rio Grande do Sul em direção à Santa Catarina, se espalhando sobre uma ampla área da região entre a tarde e a noite, inspirando cuidados. Além disso, as chuvas continuam na faixa leste na sexta-feira (30).
Acumulados expressivos de chuva
A previsão de chuva acumulada entre quarta (28) e quinta-feira (29) do ECMWF indica que a área mais afetada com altos volumes será a faixa leste dos estados de Santa Catarina e Paraná.
No Nordeste do Paraná, o acumulado pode ser em torno de 90 mm em praticamente 1 dia. Isso reforça o caráter intenso das tempestades previstas.

A precipitação pode se aproximar ou ultrapassar de 50 mm na área central do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina, leste, centro-sul e centro-norte do Paraná.
A população e as autoridades devem ficar em alerta para os riscos e transtornos. Evite áreas abertas durante tempestades, não se abrigue embaixo de árvores e estruturas que podem cair com o vento e nunca atravesse áreas alagadas, a pé ou de carro. A Defesa Civil alerta que alagamentos de 15 cm de altura podem arrastar uma pessoa e 30 cm um carro.
Powered by WPeMatico
