O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a visita feita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Papudinha, no Distrito Federal, teve como objetivo principal transmitir mensagens de apoio e carinho de eleitores e aliados, além de verificar o estado de saúde do ex-presidente. Tarcísio esteve acompanhado do ex-vereador do Rio de Janeiro e pré-candidato ao Senado por Santa Catarina Carlos Bolsonaro (PL).
Segundo Tarcísio, a visita já estava programada há algum tempo. Ele disse que quis levar pessoalmente “um abraço de muitas pessoas” que, segundo ele, pedem em eventos pelo Estado de São Paulo que mensagens sejam repassadas a Bolsonaro. “Eu queria transmitir o meu abraço, falar do meu apreço, da minha gratidão e dizer que eu não ia conseguir me lembrar de todos os abraços que me pediram para trazer para ele”, declarou o governador.
Tarcísio afirmou ainda que tem sido procurado por apoiadores em diversas cidades do interior paulista para levar mensagens ao ex-presidente. De acordo com ele, há “milhares de pessoas” que pedem que Bolsonaro receba manifestações de carinho e apoio.
“É impressionante o carinho das pessoas. Eu quis ser um pouco porta-voz desse carinho, falar da saudade que as pessoas têm dele e transmitir isso para ele como uma forma de amparo”, disse.
Saúde do ex-presidente
O governador também comentou sobre a condição de saúde do ex-presidente. Afirmou estar preocupado com o quadro clínico de Bolsonaro, que já passou por diversas cirurgias em decorrência da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.
Tarcísio disse que há dificuldades no manejo de medicamentos e que o excesso pode causar efeitos colaterais. Segundo ele, o histórico médico de Bolsonaro exige cuidados constantes.
“É uma pessoa que sofreu um atentado, que quase morreu, que passou por uma série de cirurgias no abdômen. A gente sempre se preocupa com a questão da medicação e com os efeitos que isso pode causar”, afirmou. O governador declarou ainda que defende que Bolsonaro possa ficar em casa, com acompanhamento da família, como forma de apoio ao tratamento.
“Eu vou continuar defendendo que ele possa ir para casa para ficar mais próximo da família. Estamos falando de um ex-presidente da República, de uma pessoa que teve quase 60 milhões de votos”, disse.
Ronaldo Caiado e cenário eleitoral
Tarcísio também afirmou que Bolsonaro avaliou de forma positiva a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à Presidência da República. Segundo o governador paulista, Bolsonaro elogiou a trajetória política de Caiado e demonstrou ver a movimentação como positiva para o campo da direita.
“O presidente viu com bons olhos, elogiou o Caiado para mim. O presidente tem apreço pelo Caiado, considera o trabalho que ele fez ao longo da sua trajetória política”, afirmou. De acordo com Tarcísio, Bolsonaro entende que a eventual candidatura de Caiado pode somar ao projeto político do grupo.
“O presidente entende que é uma candidatura que soma também com esse projeto, que no final vai estar todo mundo junto contra o PT”, disse. Tarcísio afirmou ainda que Bolsonaro demonstrou esperança em relação ao movimento. “Ele viu com muito bons olhos, com esperança, e entendeu como um movimento acertado. Estou satisfeito”, declarou.
Esta reportagem foi escrita pela estagiária de Jornalismo Ana Clara de Lima sob orientação da editora Thaís Ferraz.
Powered by WPeMatico
