O PT (Partido dos Trabalhadores) do Ceará suspendeu temporariamente a filiação do suplente de deputado estadual, Pedro Lobo, após ele ser detido por suspeita de importunação sexual contra uma mulher de 33 anos. A detenção foi feita na 2ª feira (2.fev.2026) no Aeroporto de Juazeiro do Norte, região do Cariri, no sul do Ceará.
Segundo o relatório policial, a mulher disse que o parlamentar de 51 anos encostou as partes íntimas nela durante o desembarque de um voo. Após a formalização da denúncia, tanto o deputado quanto a mulher foram levados à sede da PF (Polícia Federal) para os procedimentos legais.
A defesa do deputado afirmou em nota que o episódio foi um “mal-entendido ocorrido ao final de uma viagem, durante o desembarque em um ambiente marcado por aglomeração, pressa dos passageiros e movimentação intensa de bagagens”.
Em comunicado oficial, o PT-CE caracterizou a suspensão como uma “medida excepcional, provisória e cautelar”, que permanecerá em vigor durante o período de investigação. O partido afirmou: “A decisão foi tomada com responsabilidade e respeito às normas do PT. A sindicância é uma etapa preliminar, que não significa julgamento antecipado, mas tem como objetivo apurar os fatos com seriedade, transparência e dentro do devido processo”.
Até o momento, não há confirmação se Pedro Lobo permanecerá detido após a realização do exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal).
Eis a íntegra da nota oficial da defesa de Pedro Lobo:
“Diante dos fatos recentemente divulgados, Pedro Lobo torna pública a nota oficial de seus advogados, reafirmando sua postura ética, sua tranquilidade de consciência e sua total disposição para colaborar com a apuração dos fatos.
“Pedro Lobo tem uma trajetória pública marcada pela defesa dos direitos das mulheres, pelo enfrentamento à violência de gênero e pelo combate ao feminicídio — causas que sempre orientaram sua atuação política e pessoal.
“O episódio em apuração será esclarecido com responsabilidade, respeito e dentro do devido processo legal. Toda denúncia deve ser tratada com seriedade, e a verdade será estabelecida a partir da apuração criteriosa dos fatos.
“Seguimos confiando na Justiça, com serenidade, respeito e compromisso com a verdade.
Juazeiro do Norte/CE. 02 de fevereiro de 2026
DANIEL MAIA
OAB/CE 19.409 OAB/SP 506.12 OAB/DF 79.701
LUCAS DA ESCÓSSIA
OAB/CE 43.150
FRANCISCO LEOPOLDO MARTINS FILHO
OAB/CE 10.129”
Eis a íntegra da nota oficial do PT do Ceará:
“O Partido dos Trabalhadores do Ceará informa que decidiu instaurar uma sindicância ética para apurar fatos de grande repercussão pública envolvendo o filiado Pedro Lobo, suplente de deputado estadual.
“A decisão foi tomada com responsabilidade e respeito às normas do PT. A sindicância é uma etapa preliminar, que não significa julgamento antecipado, mas tem como objetivo apurar os fatos com seriedade, transparência e dentro do devido processo.
“Como medida excepcional, provisória e cautelar, o PT Ceará determinou a suspensão temporária da filiação enquanto durar a apuração, reafirmando seu compromisso com a ética e com a preservação da confiança da sociedade no partido.
“O PT tem um compromisso histórico e inegociável com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres, com o enfrentamento a todas as formas de violência, assédio e discriminação. Esses valores fazem parte da nossa história, da nossa militância e da nossa atuação política.
“Reafirmamos que não compactuamos com qualquer forma de violência e seguiremos atuando com responsabilidade, respeito às mulheres e compromisso com a verdade.
“Por fim, a apuração seguirá garantindo o contraditório, a ampla defesa e a presunção de não culpabilidade, conforme o Estatuto e o Código de Ética do Partido.”
Powered by WPeMatico
