Em entrevista ao PodSonhar, do Poder360, o cofundador e CEO da rede de franquias Jah do Açaí, Rafael Corte, compartilhou 5 dicas para quem deseja transitar do emprego formal para o empreendedorismo de sucesso. Fundada em 2009 na cidade de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, a marca conta hoje com mais de 180 unidades distribuídas pelo Brasil, Alemanha e Portugal. Antes de empreender, Corte consolidou sua carreira em multinacionais como a Shell.
Leia as dicas:
ENTENDA SEU PRODUCT-MARKET FIT
Para Corte, o empreendedor iniciante precisa ser pragmático e validar se existe, de fato, demanda para seu produto ou serviço. O CEO enfatiza a importância de analisar evidências, dados e fatos históricos do setor, evitando criar narrativas apenas para se autoconvencer de que uma ideia funcionará.
CRIE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Embora um plano de negócios macro seja essencial para definir o posicionamento, Corte defende que o sucesso é decidido na prática, através da execução micro. Isso envolve entender profundamente os diferentes públicos –como idosos, crianças e trabalhadores de shopping– e criar estratégias específicas de recorrência para cada um deles.“Se você tiver clareza e trabalhar todo dia para não errar onde você não pode, você começa a desenvolver estratégias micros de conexão com o público”, diz o empreendedor.
ACOMPANHE O SEU NEGÓCIO
O empreendedorismo exige monitoramento constante. Corte recomenda a aplicação do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act –Planejar, Fazer, Checar e Agir), revisando o planejamento rotineiramente para evitar desperdício de energia. Ele ressalta que recursos como tempo, dinheiro e pessoas são finitos, logo, é vital medir se a execução diária gera o resultado esperado. “Se você não tem números e fatos, você vive de opiniões”, alerta o CEO.
DEFINA UMA MATRIZ DE PRIORIDADE
Corte sugere a utilização da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para organizar tarefas, atribuindo notas de 1 a 5 para cada critério. Ele exemplifica que falhas na gestão financeira possuem prioridade máxima (125 pontos), pois podem levar à falência, enquanto tarefas operacionais banais têm prioridade baixa. O foco deve ser no que “muda o ponteiro”, lembrando sempre que “empenho não é desempenho”.
ESCUTE AS PESSOAS CERTAS
Corte observa que o empreendedorismo pode ser solitário e que muitos buscam conselhos com familiares apenas para ouvir validação. Ele alerta que, embora a família se importe, nem sempre compreende os sacrifícios técnicos do negócio. A recomendação é buscar mentores com experiência comprovada. Para o CEO, deve-se ouvir quem já viveu situações semelhantes: o conhecimento necessário deve ser desenvolvido, comprado ou absorvido de quem já tem prática.
Raio-X:
a) Nome completo do(s) fundador(es): Diego Dutra e Rafael Cortes
b) Data da Fundação da(s) empresa(s): Fundada em 2009 e franqueada em 2015
c) Faturamento do último ano (2025) – R$160 milhões
d) Local da sede da empresa: São Paulo, SP
e) Número de funcionários da empresa: 50, incluindo franqueadora e fábricas
f) Regime Tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido, MEI, etc..): Lucro
Presumido
g) Natureza Jurídica: (Limitada, MEI, Consórcio, etc…): Limitada
h) Contatos:
Tel: (31) 98304-1821
Site: www.jahdoacai.com.br
E-mail: contato@jahdoacai.com.br; falecomojah@jahdoacai.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/jahdoacai/
Linkedin do convidado:
Powered by WPeMatico
