O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, em publicação nas redes sociais nesta 3ª feira (3.fev.2026), a morte do frade franciscano Frei Sérgio Antônio Görgen, aos 70 anos, em Hulha Negra, no Rio Grande do Sul.
Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou estar “muito triste” com a morte de Frei Sérgio, a quem chamou de “grande amigo”. Segundo o presidente, Frei Sérgio o ajudou a atravessar momentos difíceis durante o período em que esteve preso em Curitiba, entre 2018 e 2019.
“Ele carregava consigo uma história de vida exemplar, de luta e de sacrifícios pessoais para garantir os direitos daqueles que vivem da agricultura familiar”, escreveu Lula.

O presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Edinho Silva, também publicou uma nota de pesar. Segundo ele, Frei Sérgio foi “exemplo de luta pelo povo do campo, pela agricultura camponesa, pela reforma agrária e pela soberania alimentar”.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o Brasil perdeu “uma das grandes referências da luta camponesa”.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, classificou a morte como “uma grande perda para a causa da reforma agrária”. Segundo ele, Frei Sérgio teve papel fundamental na organização do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e na criação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), em 1997.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) afirmou que o Brasil perdeu “um gigante da luta popular”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou o compromisso do frade com a justiça social e o cuidado com os mais pobres.

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) relembrou a convivência com Frei Sérgio durante greves de fome no Congresso e disse que o religioso foi uma referência humana e política.

Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) ressaltou a coerência entre fé e atuação política que marcou a trajetória do frade.

Filiado ao PT desde 2000, Frei Sérgio Görgen foi frade franciscano, ex-deputado estadual no Rio Grande do Sul e uma das principais lideranças históricas do MPA, e um dos fundadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Ao Poder360, Görgen escreveu, em 2021, o artigo de opinião “As raízes da fome e da comida cara” no qual analisa o aumento dos preços dos alimentos no Brasil e aponta fatores como a priorização das exportações, a concentração da produção em commodities e a redução de políticas públicas de abastecimento.
O velório será realizado nesta 3ª feira no Assentamento Conquista da Fronteira às 19h. O sepultamento está previsto para a 4ª feira as 16h no cemitério dos freis.
Powered by WPeMatico
