O presidente chinês Xi Jinping (PCCh) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), conversaram por telefone nesta 4ª feira (4.fev.2026) sobre as relações entre os 2 países. Os líderes priorizaram a abordagem de temas como cooperação econômica e a situação de Taiwan –território chinês que busca a sua independência.
A ligação marca a retomada do contato direto entre os líderes depois do encontro presencial que se deu em Busan, na Coreia do Sul, outubro de 2025. Durante a conversa desta 4ª feira (4.fev), Xi Jinping voltou a enfatizar a importância da questão de Taiwan nas relações bilaterais. Para a China, é incômodo que países apoiem a independência da ilha. Atualmente, os EUA mantêm laços fortes com o território.
“A questão de Taiwan é a questão mais importante nas relações sino-americanas. Taiwan é o território da China. A China deve defender a soberania nacional e a integridade territorial, e é impossível deixar Taiwan se separar”, afirmou Xi Jinping.
Segundo o líder chinês, as questões políticas do país devem ser uma “preocupação” apenas para Pequim, assim como as questões dos EUA devem ser tratadas exclusivamente por Washington.
“O dialeto chinês deve ser acreditado, e a ação deve ser feita. Desde que os 2 lados adiram à atitude de igualdade, respeito e reciprocidade, eles podem encontrar uma maneira de resolver as preocupações um do outro”, disse.
Trump, por sua vez, disse que o relacionamento bilateral como o governo chinês é o “mais importante do mundo”. Definiu a relação com o homólogo como “ótima”.
“Atribuo importância às preocupações da China sobre Taiwan e estou disposto a manter a comunicação com a China e manter boas e estáveis relações EUA-China durante meu mandato”, afirmou.
Neste ano, os 2 países sediarão eventos considerados importantes internacionalmente. A China organizará a Reunião Informal dos Líderes da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), enquanto os Estados Unidos receberão a Cúpula dos Líderes do G20.
Powered by WPeMatico
