O TCU (Tribunal de Contas da União) abriu nesta 4ª feira (4.fev.2026) uma investigação detalhada sobre a gestão dos Correios, com foco na transparência financeira, ressarcimento de ativos e continuidade operacional da instituição. Leia a íntegra da decisão do TCU (PDF – 719 kB).
A auditoria iniciará a fase de pedidos de informação e esclarecimentos à administração dos Correios.
Entre os principais pontos, o TCU solicita detalhamento sobre pagamentos a fornecedores nos últimos 5 anos, questionando se atrasos afetaram a prestação de serviços essenciais e que a companhia informe a identificação de responsáveis por danos ao patrimônio, o andamento dos processos internos e os valores já ressarcidos ou ainda pendentes nas contas da empresa.
A auditoria também verifica outras áreas sensíveis da gestão, como o déficit do Postalis, fundo de pensão da empresa, que impacta diretamente suas finanças, e o transporte de baterias de lítio, tema relacionado à segurança operacional.
O TCU quer compreender se houve falhas que possam comprometer recursos públicos ou colocar em risco a eficiência dos serviços postais.
O documento representa a fase de coleta de dados, na qual os Correios precisam prestar esclarecimentos sobre essas questões. As informações reunidas servirão para que o Tribunal avalie a existência de irregularidades e, se necessário, determine medidas corretivas ou responsabilizações.
Powered by WPeMatico
