Elon Musk voltou a atacar o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (PSOE, esquerda), depois de o líder anunciar um pacote de medidas para endurecer a regulação de plataformas digitais e restringir o acesso de menores de 16 anos a redes sociais. O bilionário, dono do X, chamou Sánchez de “tirano e traidor do povo da Espanha” ao republicar 1 vídeo em que o espanhol apresenta a proposta, além de se referir a ele como “sujo”.
As medidas anunciadas por Sánchez na 3ª feira (3.fev.2026), durante discurso na Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, incluem exigência de verificação de idade “eficaz” (além de autodeclarações), responsabilização direta de executivos que não removerem conteúdos criminosos e a criminalização de manipulação algorítmica que amplifique conteúdos ilegais. A proposta deve ser incorporada a um projeto sobre proteção digital já em debate e, para avançar, depende de apoio político porque o governo de coalizão não tem maioria absoluta.
Além da mensagem contra Sánchez ao republicar o vídeo do anúncio, Musk reagiu a publicações de terceiros que enquadravam o plano espanhol como risco à liberdade na internet. Em uma delas, o autor dizia que o Telegram teria enviado aviso a usuários na Espanha e apontava “sinal vermelho” para liberdade de expressão e privacidade. O texto afirmava que a verificação obrigatória de idade abriria caminho para controle de identidade de cada usuário, que a responsabilização criminal de executivos estimularia remoções em excesso e que a punição ligada a algoritmos permitiria ao Estado influenciar o que as pessoas veem. Musk republicou o conteúdo e comentou “preciso”.
Em outra publicação, o autor descrevia o governo espanhol como “máfia” e listava acusações de corrupção envolvendo Sánchez, familiares e integrantes do alto escalão, além de críticas a aprovação popular e a uma medida de regularização migratória que, segundo o texto, teria objetivo eleitoral. Musk respondeu de forma curta: “Parece muito ruim”.
Musk também endossou uma postagem que dizia que Sánchez teria “declarado guerra” à internet aberta, ao tentar impor punições sobre amplificação de conteúdo considerada “ilegal” e ao exigir “barreiras reais” para verificação de idade, apresentadas pelo autor como caminho para uma identidade digital nacional. O texto ainda afirmava que o governo buscaria responsabilizar líderes de tecnologia pelo que usuários publicam e citava a ferramenta de IA Grok como alvo de investigação. Musk respondeu chamando Sánchez de “o verdadeiro fascista totalitário”.
Na Espanha, o conflito com Musk já tinha precedente: em novembro de 2025, a CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores) anunciou multa de 5 milhões de euros ao X por veicular repetidamente anúncios fraudulentos ligados a criptomoedas, segundo o órgão regulador.
Powered by WPeMatico
