O Ministério das Relações Exteriores da China disse lamentar nesta 5ª feira (5.fev.2026) o fim do tratado New Start (Tratado de Redução de Armas Estratégicas) entre Estados Unidos e Rússia, que estabelecia limites para os arsenais nucleares para os 2 países. O acordo expirou na 4ª feira (4.fev). Pequim pediu que Washington retome conversações com Moscou sobre “estabilidade estratégica” o mais breve possível.
O fim do Novo Start encerra mais de 5 décadas de restrições às armas nucleares estratégicas entre as duas nações.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse que o término do acordo preocupa por sua importância para a estabilidade global.
“A China insta os EUA a responderem positivamente, a lidarem com os trâmites subsequentes do tratado de forma responsável e a retomarem o diálogo estratégico de estabilidade com a Rússia o mais breve possível. Essa é também a expectativa geral da comunidade internacional”, afirmou Lin Jian.
O porta-voz acrescentou: “A comunidade internacional está, em geral, preocupada com o fato de que o término do tratado terá um impacto negativo no sistema internacional de controle de armas nucleares e na ordem nuclear global.”
A Rússia mostrou disposição para novas negociações de segurança, mas avisou que combaterá novas “ameaças”.
A Casa Branca informou esta semana que o presidente Donald Trump (Partido Republicano) decidirá o caminho a seguir “em seu próprio tempo”.
Powered by WPeMatico
