O deputado Joaquim Passarinho (PL-PA) foi eleito na 3ª feira (3.fev.2026), por unanimidade, presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
Segundo o congressista, ele dará celeridade aos assuntos tratados na comissão e focará nos temas relacionados à Margem Equatorial e à transição energética.
“É um ano difícil, e nós vamos ter que fazer trabalho dobrado: o que se iria fazer em um ano, tem que fazer em seis meses. Margem Equatorial é um assunto que nós precisamos trabalhar. Ver o problema que nós estamos tendo nas eólicas no Nordeste, que é um problema sério. E nós queremos uma Amazônia preservada, mas a Amazônia só vai servir se ela servir ao homem que mora lá, com a participação da nossa academia, dos nossos políticos e da nossa gente”, afirmou durante sessão em que foi eleito.
Joaquim Passarinho, 64 anos, é arquiteto e ex-secretário de Obras Públicas do Pará. Começou a carreira política como vereador de Belém, foi deputado estadual e está no terceiro mandato consecutivo como deputado federal desde 2015.
Na Câmara, foi vice-presidente da Comissão de Minas e Energia em 2017 e 2021. Também integrou o grupo de trabalho do Código de Mineração e participou da comissão especial da mineração, já extintos.
Foi relator da proposta que originou a Lei 14.066 de 2020. A norma endureceu as regras de segurança de barragens e passou a exigir das mineradoras um Plano de Ação Emergencial para barragens de rejeitos.
Powered by WPeMatico
