Líderes mundiais deram parabéns para a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi (Partido Liberal Democrata, direita), pela vitória nas eleições gerais do Japão, realizadas neste domingo (8.fev.2026). O Partido Liberal Democrata, sob sua liderança, obteve maioria expressiva na Câmara dos Representantes, assegurando a continuidade do partido no poder e ampliando sua margem de governabilidade.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos da Itália, direita), afirmou na rede social X que a vitória representa um “importante sucesso”.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Bharatiya Janata Party, direita), também se manifestou no X e classificou o resultado como uma vitória “histórica”. Ele destacou que a Parceria Especial Estratégica e Global entre Índia e Japão “desempenha um papel vital no fortalecimento da paz, da estabilidade e da prosperidade globais” e disse estar confiante de que, sob a liderança de Takaichi, a amizade entre os 2 países avançará para “patamares ainda mais elevados”.

O embaixador dos Estados Unidos no Japão, George Glass, deu parabéns à premiê e disse que “espera dar continuidade ao fortalecimento da parceria entre Estados Unidos e Japão, promovido pelo presidente [dos EUA] Donald Trump (Partido Republicano)”.

Na 6ª feira (6.fev.2026), antes das eleições, Trump declarou apoio a Takaichi. “Em minha visita ao Japão, eu e todos os meus representantes ficamos extremamente impressionados com ela. Além da segurança nacional, os Estados Unidos e o Japão têm trabalhado de forma estreita na construção de um acordo comercial muito substancial, que beneficia fortemente ambos os países”, escreveu o presidente norte-americano na rede social Truth Social.

Em Taiwan, o presidente Lai Ching-te (Partido Democrático Progressista, esquerda), declarou que o resultado demonstra “claramente a confiança do eleitorado japonês e as altas expectativas” em relação à liderança e à visão da premiê. Para ele, a vitória do Partido Liberal Democrata representa não só a confirmação das conquistas do governo, mas também um “endosso claro” aos esforços de Takaichi para promover “o desenvolvimento de longo prazo da nação”.
Powered by WPeMatico
