Um ataque a tiros em uma escola e em uma residência na cidade de Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, deixou 10 mortos, incluindo a suspeita de ser a atiradora. Segundo a RCMP (Real Polícia Montada do Canadá), o caso se deu na 3ª feira (10.fev.2026) na Tumbler Ridge Secondary School.
Os agentes responderam aos chamados sobre um ataque a tiros em andamento na escola por volta das 13h20 (horário local). Ao chegarem, encontraram 6 pessoas mortas e dezenas de feridos. Uma 7ª vítima morreu durante o transporte para o hospital. A suspeita foi encontrada morta no local com o que as autoridades descreveram como “uma lesão autoinfligida”.
Além das vítimas na instituição de ensino, duas pessoas foram encontradas mortas em uma residência relacionada ao caso, segundo a polícia. As autoridades não detalharam quantas das vítimas eram menores de idade nem qual era a relação delas com a suspeita.
Segundo a CNN, as autoridades canadenses mobilizaram um grande contingente policial para a área assim que receberam os primeiros relatos do ataque a tiros.
O superintendente Ken Floyd, comandante do Distrito Norte, afirmou durante entrevista a jornalistas que as autoridades ainda investigam as motivações.
“Não estamos em condições agora de entender o porquê ou o que pode ter motivado esta tragédia”, disse. “Acho que teremos dificuldade em saber o ‘porquê’, mas faremos o possível para determinar o que aconteceu”, declarou.
Tumbler Ridge tem cerca de 2.400 habitantes e está situada na base das Montanhas Rochosas, no oeste do Canadá, a aproximadamente 680 km da fronteira com os Estados Unidos.
A escola onde se deu o ataque a tiros possui 175 estudantes do 7º ao 12º ano, conforme dados do site da província. Duas vítimas foram transportadas de helicóptero para o hospital com ferimentos graves. Cerca de 25 outras pessoas, com ferimentos leves, recebem atendimento em um centro médico local.
A polícia identificou a suspeita, descrita em um alerta de emergência, como uma mulher de cabelos castanhos usando um vestido, segundo informações da CBC News (Canadian Broadcasting Corporation). A corporação não informou se ela era menor de idade.
Os ataques a tiros são eventos raros no Canadá, país que possui uma legislação sobre armas mais rigorosa do que a dos Estados Unidos. O projeto Small Arms Survey indica que existem 121 armas de fogo para cada 100 residentes nos EUA, enquanto no Canadá essa proporção é de aproximadamente 35 armas por 100 residentes.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney (Partido Liberal, centro-esquerda) disse em publicação na plataforma X que suas “orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses horríveis atos de violência”.

Powered by WPeMatico

