A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou, na 5ª feira (12.fev.2026), o início da cobrança eletrônica de pedágio em novos pontos no Oeste e no Sudoeste do Paraná, utilizando o sistema free flow.
A decisão também inclui o reajuste da tarifa de pedágio, conforme previsto no contrato da concessionária EPR Iguaçu, responsável por mais de 660 km de rodovias federais e estaduais.
Os novos pontos de cobrança ficam localizados em:
- Lindoeste (BR-163);
- Ampére (PR-182); e
- Pato Branco (PR-280)
O free flow permite que os veículos sigam sem parar, sendo identificados automaticamente por pórticos eletrônicos por placa ou tag veicular. O pagamento pode ser feito de forma automática ou posterior.
Antes de autorizar a operação, a ANTT informou que realizou inspeções, auditorias e testes operacionais por mais de 30 dias, para “certificar que todos os trabalhos iniciais foram concluídos e que a concessionária tinha capacidade financeira e que os requisitos de segurança e ambientais estavam atendidos”.
O reajuste do pedágio, disse a agência, segue “estritamente” o contrato e o índice oficial de inflação (IPCA), com aumento de 10,87%. A tarifa média para veículos de passeio passa de R$ 14,40 para R$ 16,00, considerando só trechos efetivamente duplicados, garantindo justiça tarifária.
A agência afirmou que manterá fiscalização permanente, acompanhando o cumprimento do contrato e a qualidade do serviço.
A concessionária precisa informar de forma clara os valores, meios de pagamento, descontos e canais de atendimento, com atenção especial a idosos, pessoas com deficiência e usuários com menor familiaridade com meios digitais.
Powered by WPeMatico

