O senador Sergio Moro (União Brasil-SP) chamou o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (15.fev.2026) na Sapucaí de “deprimente espetáculo de abuso do poder”.
Em post no seu perfil no X, disse que a escola não abordou “escândalos de corrupção” e apresentou “ataques aos adversários, tudo financiado pelo governo”.
“Faltou o carro da Odebrecht e do sítio de Atibaia no desfile do Lula. Foi um deprimente espetáculo de abuso do poder, com enaltecimento de Lula, sem escândalos de corrupção, e com ataques aos adversários, tudo financiado pelo governo. A Coreia do Norte não faria melhor”, escreveu o senador.
Antes do início do desfile, Moro já havia criticado a homenagem que seria feita a Lula pelo que chamou de “propaganda eleitoral antecipada”.
LULA NA SAPUCAÍ
A Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial do Carnaval do Rio com um samba-enredo sobre Lula: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
O mulungu é uma árvore nativa do Brasil, encontrada principalmente na Caatinga e na Mata Atlântica. Seu nome científico é Erythrina velutina. Pode atingir até 15 metros de altura. A planta produz flores vermelhas de agosto a janeiro, período em que fica sem folhas. A origem do nome vem do tupi “mussungú” ou “muzungú”, com possíveis raízes etimológicas africanas relacionadas ao significado de “pandeiro”.
Fundada em 2018, a escola participou de só 3 carnavais antes de vencer a Série Ouro (antigo Grupo de Acesso), em 2025, e ser alçada ao grupo de elite do carnaval do Rio. Competirá com agremiações tradicionais do Rio de Janeiro, como Mangueira, Portela e Salgueiro.
Na imagem, ensaio técnico da Acadêmicos de Niterói em 31 de janeiro de 2026
A oposição criticou a decisão de Lula ser tema de samba-enredo:
- Novo – o partido entrou com uma representação no TCU para pedir que a Acadêmicos de Niterói não recebesse o repasse de R$ 1 milhão da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). A área técnica da Corte de Contas se manifestou a favor de barrar os recursos. A decisão final coube ao relator do caso, Aroldo Cedraz, que negou o pedido para suspender o repasse;
- Damares Alves e Kim Kataguiri – a senadora (Republicanos-DF) e o deputado federal (União Brasil-SP) moveram ações contra o presidente por causa do enredo da agremiação. Ambas foram rejeitadas pela Justiça Federal;
- Novo e Kim Kataguiri – ingressaram com um pedido de proibição do desfile. A liminar foi negada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A Corte acompanhou o voto da relatora, Estella Aranha, que foi indicada por Lula ao cargo.
A escolha do enredo não foi a única controvérsia protagonizada pela agremiação fluminense. O Poder360 mostrou, em 5 de fevereiro, que o presidente da escola, Wallace Palhares, foi demitido do cargo de assistente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).
Ouça o samba-enredo da Acadêmicos de Niterói (6min30s):
Leia mais:
- Carnaval já mostrou presidentes, mas só Lula virou enredo durante mandato
- Apesar de pressão, desfile pró-Lula terá Janja em destaque
- Paulo Vieira interpretará Lula na Sapucaí, a pedido do petista
- Veja como serão os 5 carros alegóricos do desfile em homenagem a Lula
- Lula já foi tema da Gaviões da Fiel e destaque na Beija-Flor
- Lula acompanha desfile em sua homenagem na Sapucaí neste domingo
Powered by WPeMatico


