O partido Novo anunciou nesta 2ª feira (16.fev.2026) que pedirá a inelegibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assim que for formalizado o registro de sua candidatura à Presidência da República, cujo prazo termina em 15 de agosto.
A legenda afirma que ingressará com uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com base no que classifica como abuso de poder político e econômico no desfile da Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio de Janeiro. A escola homenageou o petista com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
Em comunicado, o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, declarou que o caso ultrapassa o campo político e se enquadra na legislação eleitoral. “Não estamos diante de um debate político, mas de um fato jurídico. Houve propaganda eleitoral antecipada financiada com dinheiro público. A consequência prevista na lei é clara e rigorosa”, afirmou.
Segundo o partido, o desfile caracterizou promoção eleitoral antecipada ao associar a imagem de Lula a um evento financiado com recursos públicos. A legenda sustenta que a apresentação deixou de ser uma manifestação cultural espontânea e assumiu caráter de divulgação eleitoral em período anterior ao permitido pela lei.
O Novo também declarou que os elementos apresentados em representação já protocolada no TSE foram confirmados durante o desfile. Com isso, o partido informou que pretende pedir a cassação do registro da candidatura e a declaração de inelegibilidade do presidente, sob o argumento de uso indevido da máquina pública e desequilíbrio na disputa eleitoral.
Antes do desfile, a legenda tinha apresentado uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) contra o repasse de R$ 1 milhão da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) à Acadêmicos de Niterói. A área técnica da Corte se manifestou a favor de barrar os recursos. A decisão final coube ao relator do caso, ministro Aroldo Cedraz, que negou o pedido e autorizou a liberação do valor.
Na imagem, posse de Lula em 2023 é representada em carro alegórico
Leia mais sobre o Carnaval de Lula:
- Saiba como foi o desfile pró-Lula da Acadêmicos de Niterói
- Veja imagens do desfile pró-Lula na Marquês de Sapucaí
- Saiba quais autoridades e personalidades ficaram no camarote com Lula
- Desfile pró-Lula mostra Temer tomando a faixa de Dilma
- Homenagem a Lula teve evangélicos em lata de conserva
- Desfile pró-Lula tem palhaço preso em alusão a Bolsonaro
Powered by WPeMatico

