O governo dos Estados Unidos está se preparando para uma possível operação militar conjunta com Israel contra o Irã, segundo o jornal digital norte-americano Axios. A movimentação vem depois do fracasso das negociações sobre o programa nuclear iraniano, encerradas na 3ª feira (17.fev.2026), em Genebra, na Suíça.
Segundo autoridades envolvidas nas tratativas, representantes dos 2 países se reuniram por cerca de 3 horas. As partes afirmaram que houve avanços, mas reconheceram divergências. O governo norte-americano avalia que as diferenças podem inviabilizar um acordo.
A mobilização militar se concentra no Oriente Médio. Os Estados Unidos enviaram 2 porta-aviões, navios de guerra, aviões de combate e sistemas de defesa aérea. Caças F-35, F-22 e F-16 foram deslocados para a região, além de equipamentos e munições transportados por voos militares.
Autoridades israelenses afirmam que o país se prepara para um cenário de guerra nos próximos dias. Integrantes do governo dos Estados Unidos indicam que o cronograma ainda não está fechado. O senador Lindsey Graham afirmou que uma eventual ação pode ser deflagrada em semanas.
O vice-presidente norte-americano J.D. Vance disse à Fox News que as negociações tiveram pontos positivos, mas afirmou que o presidente estabeleceu “linhas vermelhas” que o Irã ainda não aceitou. Segundo ele, o governo avalia se a via diplomática chegou ao limite.
A Casa Branca estabeleceu prazo de duas semanas para que o Irã apresente proposta detalhada. Aliados do presidente afirmam que a decisão final dependerá do conteúdo dessa resposta e da avaliação estratégica sobre os riscos de uma escalada militar.
Powered by WPeMatico

