A China inicia nesta semana a abertura de seu ano legislativo com as chamadas Duas Sessões. O evento tem esse nome porque tanto a APN (Assembleia Popular Nacional) quanto a CCPCC (Conferência Consultiva Política do Povo Chinês) realizam suas reuniões anuais na mesma semana. As Duas Sessões sempre são realizadas próximas do início da primavera na China.
A APN é o equivalente ao Congresso Nacional chinês, reúne cerca de 3.000 deputados e costuma aprovar todas as deliberações do Partido Comunista da China. Já o CCPCC é o principal órgão consultivo político da China e inclui empresários e estudiosos, mas tem pouca influência política real nas decisões do país.
Este ano, as sessões estão programadas para começar na 4ª feira (4.mar.2026) e na 5ª feira (5.mar.2026). É nas Duas Sessões que se define a meta do PIB (Produto Interno Bruto) e outros indicadores econômicos como a relação deficit/PIB e a meta de inflação. Também definirá prioridades de desenvolvimento para o ano.
Durante as Duas Sessões, os chefes do Supremo Tribunal Popular –o STF chinês– e da Suprema Procuradoria Popular apresentam seus relatórios de trabalho, detalhando o desempenho dos órgãos judiciais e da procuradoria.
As Duas Sessões de 2026 terão 3 destaques principais:
- definição da meta do PIB – A China tem adotado nos últimos anos uma meta de crescimento de 5% do PIB a cada ano. Existe a expectativa de que essa meta pode ser ajustada para uma faixa de 4,5% a 5%. Isso significa que a China estaria disposta a “crescer menos” para blindar suas expectativas ante os desafios geopolíticos ou controlar melhor a inflação. Uma das metas chinesas para este ano é justamente aumentar o consumo interno da população.
- novo Plano Quinquenal Anual – 2026 é um ano de início dos chamados PQN (Plano Nacional Quinquenal). Nesses planos de desenvolvimento, a China traça suas prioridades para os próximos 5 anos de uma forma mais geral. O PQN 2026-2030 foi aprovado pelo Partido Comunista da China em outubro do ano passado e passará pelo crivo da APN. Um dos pilares será a integração da IA (Inteligência Artificial) em praticamente todos os ramos da indústria chinesa.
- coletiva do chanceler – no final da semana das Duas Sessões, o Ministro das Relações Exteriores conversa com jornalistas. A coletiva está prevista para domingo (8.mar). O chanceler costuma dar o tom das expectativas da China para os embates geopolíticos e para esse ano o evento é especialmente aguardado. Entre os temas que serão abordados estão as tarifas norte-americanas, o que se espera da ONU (Organização das Nações Unidas) como entidade global e o confronto no Irã que pressiona a estabilidade do comércio mundial.
Powered by WPeMatico
