A Prefeitura de Belo Horizonte errou a data de sepultamento de Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, o Sicário de Daniel Vorcaro. Mais cedo, o sistema dizia que o corpo do empresário foi enterrado em 8 de fevereiro. Depois, a informação foi corrigida para a data real: 8 de março.
Em nota enviada ao Poder360, “a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica informa que a divergência no sistema Sinec ocorreu por erro de digitação no lançamento do dado”.
Veja a data corrigida:

O corpo de Luiz Phillipi Mourão foi enterrado no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Sua certidão de óbito não apresenta a causa da morte, descrita só como “aguardando exames”. Eis a íntegra do documento (PDF – 17 MB).
A defesa de Luiz Phillipi Mourão, considerado testemunha-chave do caso Master, confirmou a morte do sicário em 6 de março. Ele estava internado desde 4 de março no Hospital João 23, em Belo Horizonte, depois de tentar se matar, de acordo com a Polícia Federal.
A PF informou que o Sicário “atentou contra a própria vida” enquanto estava sob custódia da corporação, na Superintendência Regional da Polícia Federal em BH, poucas horas depois de ser preso.
Afirmou ainda que ele foi levado ao hospital, e que o ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal, foi comunicado. A PF não detalhou o que aconteceu nem em quais circunstâncias o aliado de Vorcaro foi encontrado.
SICÁRIO DE VORCARO
Luiz Phillipi Mourão, 43 anos, integrava o “núcleo de intimidação” de adversários e opositores de Vorcaro, segundo a Polícia Federal. Na decisão que autorizou a prisão do Sicário, o ministro André Mendonça citou duas conversas entre o homem e Vorcaro que podem ser interpretadas como intimidação:
- ameaça contra jornalista – Vorcaro fala sobre Lauro Jardim, que trabalha no jornal O Globo, e afirma que “tinha que colocar gente seguindo esse cara pra pegar tudo dele”. O Sicário responde: “Vou fazer isto”. Depois, o banqueiro declara ter vontade de “dar um pau” no profissional;
- ameaça contra empregada – em outra conversa, Vorcaro diz ter sido ameaçado por uma empregada e afirma que “tem que moer essa vagabunda”. O Sicário pergunta o que é para fazer. O banqueiro então diz: “Puxa endereço, tudo”.
O apelido Sicário vem do latim sicarius –sica é uma pequena adaga ou punhal. De acordo com a Agência Pública, o general romano Lúcio Cornéio Sula (138-78 a.C.) usou o termo ao promulgar uma lei para punir principalmente assassinos de aluguel –a Lex Cornelia de Sicariis et Veneficiis. Atualmente, o termo é utilizado como sinônimo de matador de aluguel.
Powered by WPeMatico
