Os Estados Unidos afirmaram que 2 destróieres equipados com mísseis guiados atravessaram o estreito de Ormuz neste sábado (11.abr.2026). É a 1ª passagem de embarcações militares norte-americanas pela região desde o início do conflito com o Irã, em 28 de fevereiro. O governo iraniano, porém, negou a travessia, segundo o jornal turco Daily Sabah.
A operação visa a dar confiança às embarcações mercantes para que voltem a navegar pelo estreito. A Marinha dos EUA executou a ação sem coordenação prévia com as autoridades iranianas, segundo o jornal americano Axios.
Autoridades norte-americanas já haviam afirmado que o Irã perdeu o controle das minas instaladas no estreito. Segundo elas, o país não possui capacidade técnica para localizá-las nem recursos para remover os explosivos da via marítima.
O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), declarou que as Forças Armadas afundaram 28 embarcações lançadoras de minas navais. Ele afirmou que o país iniciou o “processo de limpeza do estreito de Ormuz”, ou seja, a retirada de minas, como “um favor a países de todo o mundo”.
Na mesma publicação no Truth Social, Trump criticou a imprensa e disse que o Irã está “perdendo feio” a guerra.

“Eles [imprensa] adoram dizer que o Irã está ‘vencendo’ quando, na verdade, todos sabem que eles estão PERDENDO, e PERDENDO FEIO! Sua Marinha acabou, sua Força Aérea acabou, seu aparato antiaéreo é inexistente, o radar está morto, suas fábricas de mísseis e drones foram praticamente destruídas, juntamente com os próprios mísseis e drones e, o mais importante, seus antigos ‘líderes’ não estão mais entre nós, graças a Deus!”, declarou.
Powered by WPeMatico
