Irã diz não ter confiança nos EUA, após fracasso nas negociações de paz
O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Baqer Ghalibaf, afirmou neste domingo (12.abr.2026) que os Estados Unidos não conseguiram conquistar a confiança da delegação iraniana durante as negociações realizadas em Islamabad, capital do Paquistão. As conversas entre os 2 países duraram 21 horas.
Ghalibaf declarou que a delegação iraniana apresentou propostas durante o encontro. “Antes das negociações, enfatizei que temos a boa vontade e a vontade necessárias, mas devido às experiências das duas guerras anteriores, não temos confiança no lado oposto”, afirmou em publicação na rede social X.
“Os EUA compreenderam a lógica e os princípios do Irã e agora é o momento de decidirem se podem ou não conquistar a nossa confiança”, prosseguiu o presidente do Parlamento iraniano.
O encontro terminou sem avanço na construção de confiança mútua. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei, declarou à TV estatal iraniana que houve “divergência de opiniões sobre duas ou três questões importantes”.
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, deixou as negociações antes da conclusão. Já o presidente Donald Trump (Partido Republicano) comentou o resultado posteriormente, em Washington.
Segundo Vance, a saída antecipada foi realizada depois da recusa do Irã em aceitar termos definitivos sobre o não desenvolvimento de armas nucleares. O tema segue como principal ponto de impasse nas negociações.
Trump minimizou o resultado das conversas. O republicano afirmou a jornalistas que “não faz diferença” a obtenção de um consenso neste momento e indicou que os Estados Unidos mantêm foco na abertura do estreito de Ormuz e na vantagem militar no conflito.
Powered by WPeMatico
