Essa semana, o mundo celebrou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no dia 15 de junho. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, promove o debate sobre as violências que as pessoas idosas sofrem, sejam físicas, mentais ou financeiras. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sempre atenta às necessidades da sociedade, promove o apoio e o acolhimento das pessoas idosas por meio de diferentes campanhas e programas organizados pela Casa ao longo de todo ano.
Entre as iniciativas promovidas pela Casa Legislativa, destaca-se o Programa “Vivendo bem a idade que se tem”, organizado por meio da Diretoria de Assistência Social da Aleam. A iniciativa é realizada regularmente, com programações especiais para os servidores inativos da Casa, sempre buscando promover o convívio social de pessoas idosas para garantir senso de bem-estar e realização. O Programa começou em 2021, como uma forma de promover a socialização dos idosos num cenário pós-pandemia de Covid-19.
A Diretoria de Assistência Social também realiza, anualmente, a Semana do Idoso, em celebração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. A Semana é promovida em parceria com as Diretorias de Esporte e Saúde da Casa. No ano passado, o evento envolveu, além dos aposentados e servidores com mais de 60 anos da Casa, os participantes do Instituto Ebenezer e os Centros de Atenção Integral da Melhor Idade (Caimi) dos bairros Colônia Oliveira Machado e Compensa.
A Casa Legislativa também promove, por meio da Diretoria de Saúde, o Programa Assembleia é + Saúde, que é uma referência em prevenção e educação em saúde. Todos os anos, o Programa organiza mutirões de vacinação focados nos servidores e aposentados da melhor idade, em especial da Influenza e da Covid-19, mas não apenas delas. O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura vacinal e conscientizar as pessoas da importância de se imunizarem.
A Escola do Legislativo Senador José Lindoso também promove ações e atividades voltados para as pessoas idosas. Em 2025, aproveitando a data do Dia dos Avós, a Escola promoveu o evento Reflexões sobre os direitos dos idosos, oferecendo palestras, recebendo idosos de diversas instituições e promovendo a cidadania dos cidadãos que estão na melhor idade.
Powered by WPeMatico

