“Atualmente, as condições da estrada impedem qualquer fiscalização, a instalação de postos avançados e mesmo de equipamentos de monitoramento. A precariedade não favorece nada que seja bom, legal e socialmente favorável. Ela só favorece o avanço do crime”, declarou o deputado.
O pronunciamento foi feito durante a discussão que os deputados realizaram, nesta terça-feira, sobre o veto presidencial a 63 trechos da nova lei que muda regras de licenciamento ambiental. Os deputados lembraram que o presidente afirmou que entregaria a BR-319 pavimentada e que artigos vetados favoreciam o licenciamento da pavimentação daquela estrada.
Comandante Dan, que lidera o Movimento Soluciona BR-319, considera que a pavimentação é apenas um dos muitos problemas enfrentados por aquela rodovia federal:
“Temos duas pontes desmoronadas, no Curuçá e no Autaz Mirim, há quase três anos. As quedas resultaram em quatro mortes. Nada foi resolvido, nem a mobilidade dos cidadãos, nem a apuração de responsabilidade sobre as mortes. Outras situações similares ocorreram em outros estados e foram resolvidas no menor tempo possível. Temos balsas que ficam inoperantes durante a seca, no Igapó Açu. Aqui, existe um desrespeito institucional à nossa gente. As soluções parecem existir apenas para outros estados da federação”, avaliou.
O parlamentar propôs uma moção de repúdio ao Governo Federal pelo veto aos artigos.
