Carlo Acutis, an Italian teenager who used his computer programming skills to spread devotion to the Eucharist, will be beatified Oct. 10, 2020, the Diocese of Assisi announced. Acutis is pictured in an undated photo. (CNS photo/courtesy Sainthood Cause of Carlo Acutis) See ACUTIS-MODEL-SANCTITY June 19, 2020.
O jovem beato da igreja católica, Carlo Acutis, vai sr canonizado neste domingo, 7 de setembro sw 2025, presidida pelo papa Leão XIV. A cerimônia foi confirmada depois que o Vaticano comprovou o registro de dois milagres do beato que, por isso, vai se tornar um Santo Católico. Acutis está sendo chamado de 1º santo “millennial” pelo Vaticano. Millennials são as pessoas nascidas entre o início da década de 1980 até, aproximadamente, a primeira metade da década de 1990. O beato nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, mas passou toda sua vida na Itália. 

O jovem catequista nasceu em 1991, em Londres, no Reino Unido, e foi morar na Itália, com a família, ainda criança. Devido a uma grave leucemia, Carlo Acutis morreu aos 15 anos. Já beato pela igreja, é conhecido como “padroeiro da internet”, porque evangelizava pessoas no mundo digital, outra paixão dele.

Devotado por pessoas de todo o mundo, Carlo Acutis foi um jovem comum, interessado por religião e informática. Pessoas que conviveram com ele, relatam, em entrevistas e documentários, a alegria e espontaneidade do adolescente, em vida. Em poucos registros, na internet, a voz de Carlo Acutis pode ser ouvida, como em um momento de descontração, ao gravar um curta-metragem no colégio onde estudava.
Para ter a santidade reconhecida, dois milagres foram atribuídos a Carlo Acutis, depois que ele morreu. O primeiro deles, foi no Brasil, na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, em 2013. O pequeno Matheus Vianna foi curado de uma grave malformação no pâncreas, após orações diante da imagem de Carlo Acutis, na Capela São Sebastião – hoje chamada Capela do Milagre.
O segundo milagre atribuído a Carlo Acutis foi a “sobrevivência e rápida recuperação de uma mulher”, em Florença, na Itália, depois de um grave acidente em 2022. Com dois milagres oficializados, a igreja católica torna Santo quem já era beato.
Santo da geração millennial pode ser o salvador da geração Z, segundo vem sendo posto como esperança por analistas que vêm a atual geração de jovens como sem meta de valores de vida, deixando-se levar pelas vantagens e circunstâncias que não garantem boa influência agora e não demonstram preocupação com o futuro, comprometendo o caminho a ser trilhado, principalmente na América Latina.
Texto produzido com base em informações do G1, Rádio Agência e finalizado pela redação de RealRadioTvBrasil
