Segundo informações divulgadas nesta 2ª feira (15.set.2025) pelo site Euronews, a declaração quando Trump respondia a perguntas sobre os ataques israelenses de 9 de setembro em território catari.
“Minha mensagem é que eles precisam ser muito, muito cuidadosos. Eles precisam fazer algo contra o Hamas, mas o Qatar tem sido um grande aliado dos Estados Unidos”, afirmou Trump.
A operação de Israel tinha como alvo integrantes do Hamas em Doha. O ataque resultou em 6 mortes, sendo 1 oficial de segurança catari e 5 integrantes do grupo extremista, segundo relatos. A ação provocou apreensão sobre possíveis impactos nas negociações de cessar-fogo em Gaza, uma vez que EUA e Qatar atuam como mediadores.
Na 6ª feira (12.set.2025), Trump e o enviado especial norte-americano, Steve Witkoff, jantaram com o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Qatar, xeque Mohammed bin Abdulrahman al-Thani. Durante o encontro, o presidente americano descreveu o premiê catari como uma “pessoa maravilhosa”.
