“Me sinto imensamente feliz em poder homenagear segmentos profissionais que têm uma relação com a defesa da vida e da saúde das pessoas, principalmente quando estamos vivendo a campanha do ‘Setembro Amarelo’, de prevenção ao suicídio e em favor da saúde mental. Tanto os psicólogos, quanto os bombeiros militares, estão diretamente relacionados à promoção da vida e da saúde. As Sessões Especiais são oportunidades de se reconhecer e valorizar iniciativas e profissionais que fazem a diferença para a sociedade, bem como de dar visibilidade a temas que não são corriqueiros, nem coloquiais”, declarou o deputado.
Comandante Dan defende que Sessões Especiais são medidas que aproximam o legislativo dos cidadãos e da sociedade civil.
“Sessões especiais em homenagem, ou em comemoração, são ferramentas de aproximação da sociedade do Poder Legislativo, assim como as Cessões de Tempo, as Audiências Públicas e as visitas técnicas. Procuro prestar as homenagens, reconhecer e valorizar, até para fazer oitivas de segmentos e dar uma visibilidade maior a determinados trabalhos e profissionais. Nas duas sessões especiais buscamos fazer uma correlação com a defesa da vida e da saúde”, destacou.
O plenário Ruy Araújo ficou repleto de representantes do Conselho Regional de Psicologia, gestores de saúde e profissionais que atuam em diferentes áreas, tanto da rede pública, quanto da rede particular de saúde, passando por projetos sociais e atendimento comunitário.
Os temas em destaque foram a prevenção ao suicídio, a manutenção da saúde mental e as novas terapias utilizadas como tratamento.
No turno vespertino, a presença maciça foi de Bombeiros Militares, que lotaram o plenário e as galerias, bem como membros da Defesa Civil Estadual.
As dificuldades impostas pelas mudanças climáticas, os fenômenos hidrológicos e climatológicos e a nova ordem do clima no Planeta foram temas abordados durante o evento, tanto pelo Coronel Bombeiro Orleilso Muniz, comandante da corporação, quanto pelos representantes da Defesa Civil.
Em ambas as áreas, Dan Câmara já destinou emendas impositivas. Nas ações de bombeiros e defesa civil, os recursos ultrapassam o valor de R$ 1.700 mil entre equipamentos de alta performance, a exemplo da torre de treinamento de salvamento, a projetos sociais, como os “Bombeiros Mirins”.
No campo da saúde mental, as emendas superam o valor de R$ 1.400 mil com remessas a projetos em favor da saúde mental de policiais e de tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista.
