O aplicativo de IA (inteligência artificial) Doubao, da ByteDance –dona do TikTok– , conquistou uma posição privilegiada de marketing durante o Festival da Primavera da China, registrando 1,9 bilhão de interações. A empresa aproveitou a transmissão televisiva mais assistida do país para acelerar a adoção em massa.
Embora a Volcano Engine, divisão de computação em nuvem da ByteDance, tenha sido a parceira oficial de IA em nuvem para o Festival da Primavera de 2026, o aplicativo Doubao, voltado para o consumidor, ofuscou-a em visibilidade por meio de repetidas aparições na tela e integração proeminente ao conteúdo.
A agressiva campanha promocional destaca a crescente competição entre as gigantes da tecnologia chinesas para integrar a IA generativa ao cotidiano do consumidor. A ByteDance está posicionando seu principal agente de IA contra as ofertas rivais da Tencent e do Alibaba Group em uma disputa pela liderança de mercado.
Ao longo da transmissão, o Doubao apareceu em slogans na tela, funcionou como assistente de voz para os apresentadores e foi incorporado a um quadro de humor. O aplicativo ofereceu traduções de letras de músicas em língua estrangeira em tempo real e forneceu informações de contexto para apresentações selecionadas.
A ByteDance afirmou que seu modelo de criação de vídeo, Seedance 2.0, produziu efeitos visuais para diversos números musicais. A empresa acrescentou que um robô humanoide Unitree G1, apresentado no evento, operou com o modelo de linguagem em larga escala do Doubao.
A ByteDance informou que o pico de demanda pelo modelo em larga escala do Doubao ocorreu às 21h46, quando processou 63,3 bilhões de tokens em 1 único minuto, depois de um apresentador convidar os espectadores a participar de um segmento interativo.
A empresa afirmou que o evento de gala de 2026 marcou a 1ª vez que a plataforma possibilitou interação em tempo real em larga escala, impulsionada por inteligência artificial.
Em 17 de fevereiro, a ByteDance divulgou que os usuários do Doubao criaram mais de 50 milhões de avatares temáticos e enviaram 100 milhões de mensagens de felicitações de Ano Novo Lunar na véspera do Ano Novo Lunar. A empresa também distribuiu 100 mil produtos tecnológicos como parte da campanha.
Concorrentes também lançaram promoções agressivas para o feriado. O aplicativo de IA da Tencent, Yuanbao, ofereceu recompensas em dinheiro vinculadas aos seus recursos sociais. A Alibaba, que lançou seu modelo Qwen3.5-Plus no mesmo dia, afirmou que sua campanha “Qwen Treats” atraiu mais de 130 milhões de usuários para seu aplicativo, que oferecia serviços como pedidos de comida e reservas de ingressos.
Em 17 de fevereiro, o Afu, do Ant Group, ficou em 1º lugar no ranking de aplicativos gratuitos da Apple para iOS na China. O Yuanbao, da Tencent, ficou em 2º lugar, seguido pelo Doubao e pelo Qwen, da Alibaba, de acordo com a lista.
Esta reportagem foi originalmente publicada em inglês pela Caixin Global em 18.fev.2026. Foi traduzida e republicada pelo Poder360 sob acordo mútuo de compartilhamento de conteúdo.
Powered by WPeMatico

