Após tour de Carnaval, Lula viaja para a Índia nesta 3ª feira

Depois de um intenso fim de semana de Carnaval, com passagens por Recife, Salvador e Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca às 10h desta 3ª feira (17.fev.2026) para a Índia, após passar a 2ª feira (16.fev) em Brasília. O avião fará uma parada em Túnis, na Tunísia, antes de seguir para Nova Délhi. Uma comitiva de ao menos 10 ministros e 315 empresários acompanha o petista, que ficará 8 dias na Ásia.

Lula ficará 8 dias na Ásia e discutirá IA (inteligência artificial), minerais críticos e agronegócio.

Lula ficará na Índia de 17 a 22 de fevereiro. Participará de visita de Estado e de uma cúpula global sobre IA. Depois, embarca para a Coreia do Sul, onde fará uma visita de Estado e participará de reuniões bilaterais e do Fórum Empresarial Brasil-Coreia.

O Poder360 confirmou a seguinte delegação ministerial:

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também está confirmado. 

Leia aqui a lista (PDF – 130 kB) dos empresários confirmados na comitiva. Dos 315 empresários, 77 são ligados ao agronegócio. 

Leia a programação da viagem presidencial no infográfico:

Esta é a 2ª viagem de Lula em 2026. Em janeiro, o presidente foi ao Panamá para o Fórum Econômico América Latina e Caribe.

Ao voltar, terá ficado 9 dias fora do Brasil.

ÍNDIA 

Nos dias 19 e 20, Lula participará da cúpula global sobre IA em Nova Délhi. É a 1ª vez que um presidente brasileiro vai a um evento internacional de alto nível dedicado à inteligência artificial. O evento reunirá cerca de 40.000 participantes de 50 países confirmados, incluindo os líderes de empresas de tecnologia como Microsoft, Google, OpenAI, Anthropic, DeepMind, Ericsson e Nvidia

Brasil e Japão terão papel relevante, copresidindo um grupo de trabalho durante o encontro. O secretário-geral da ONU, António Guterres, também estará presente.

Na 5ª feira (21.fev), a comitiva brasileira participará do Fórum Empresarial Brasil-Índia, organizado pelo Itamaraty e pela ApexBrasil. Mais de 300 empresas brasileiras se inscreveram para o evento, que abordará temas como indústria e minerais estratégicos, mobilidade e transição energética, saúde e farmacêutica, segurança alimentar e inovação agrícola.

Durante sua passagem pela Índia, o presidente brasileiro inaugurará o escritório de representação da ApexBrasil em Nova Délhi.

Na agenda bilateral, serão anunciados avanços nas negociações para ampliação do acordo comercial entre Mercosul e Índia. Também entrará em vigor o acordo que estende a validade de vistos de negócios e turismo entre os 2 países de 5 anos para 10 anos. Será divulgada ainda uma parceria entre a Embraer e a multinacional indiana Adani Defense and Aerospace.

A visita à Índia retribui a vinda ao Brasil do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em julho de 2025.

Os 2 líderes já se reuniram 4 vezes durante o atual mandato de Lula. Essa é a 4ª viagem de Lula à Índia e a 2ª no mandato atual.

COREIA DO SUL

Lula embarca para a Coreia do Sul em 22 de fevereiro.

É a 1ª visita de Estado do petista à Coreia do Sul. A viagem incluirá reuniões oficiais e a assinatura de um plano de ação trienal para elevar o relacionamento bilateral.

Na agenda oficial de 23 de fevereiro, os presidentes dos 2 países realizarão uma reunião de trabalho seguida de um encontro ampliado com ministros. Durante essas sessões, cada integrante brasileiro apresentará temas relevantes para seus respectivos ministérios. 

Um Fórum Empresarial Brasil-Coreia integrará a programação da visita. O evento resulta da colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores e a ApexBrasil com a Confederação da Indústria Coreana e a Agência de Promoção de Comércio e Investimentos da Coreia do Sul. Os painéis discutirão temas como IA, minerais estratégicos, indústrias criativas, cosméticos e agronegócio. Ao todo, 230 empresas brasileiras confirmaram participação.

A abertura do mercado sul-coreano para a carne bovina brasileira é a prioridade.

O Brasil ainda não tem acordo que permita exportar este produto para a Coreia do Sul, que importa carnes principalmente da Austrália e Nova Zelândia. 

Powered by WPeMatico

Related Posts

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), disse nesta 3ª feira (17.fev.2026) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sente inveja da homenagem…

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

O Congresso da República do Peru destituiu o presidente do Congresso e presidente interino da República, José Jerí (Somos Peru, centro-direita), de 39 anos, por meio de uma moção de…

You Missed

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro