Avião da Latam rumo a Lisboa aborta decolagem em Guarulhos

Um avião Boeing da Latam Airlines abortou a decolagem na noite de domingo (15.fev.2026) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O voo LA8146 seguia para Lisboa e acabou sendo cancelado. 

A aeronave com capacidade para cerca de 400 passageiros iniciava a decolagem e estava a cerca de 330 quilômetros por hora quando o comandante interrompeu a manobra e freou bruscamente ainda na pista. 

Assista ao vídeo do momento (1min2s):

Após a frenagem, equipes de combate a incêndio foram acionadas para resfriar os pneus –procedimento comum quando há parada em alta velocidade. Os passageiros desembarcaram na pista e foram levados de ônibus até o terminal. Não houve feridos.

Em nota, a Latam disse o procedimento foi necessário para manter a “total segurança” dos passageiros. Procurada pelo Poder360, a empresa não informou as causas do episódio.

“A Latam esclarece que a aeronave que realizava o voo LA8146 [Guarulhos-Lisboa] de domingo interrompeu a sua decolagem. O procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação”, afirmou por meio de nota.

Segundo a GRU Airport, concessionária que gerencia o Aeroporto de Guarulhos, a operação do aeroporto seguiu normalmente sem interrupções. 

Conforme protocolo, a equipe de combate a incêndio da concessionária foi acionada. A aeronave deslocou-se por meios próprios até uma área segura, onde os procedimentos tiveram continuidade. Não houve feridos e a operação segue normalmente”, informou.

O episódio ocorreu poucas horas após o aeroporto ser reaberto. Na tarde de domingo (15.fev), o terminal ficou cerca de 3 horas fechado em razão da presença de drones nas imediações da pista. Não há indicação de que os casos tenham relação, mas os drones têm se tornado um problema para o terminal. 

DRONES

O GRU Airport informou que o Aeroporto Internacional de São Paulo suspendeu pousos e decolagens na tarde de domingo (15.fev) após a identificação de drones nas proximidades do sítio aeroportuário. Segundo a concessionária, as autoridades competentes foram acionadas imediatamente e, após a adoção das medidas de segurança, as operações foram normalizadas.

A administradora do terminal reforçou que o uso de drones nas imediações da área operacional coloca em risco a segurança da aviação e a integridade das pessoas. “A GRU Airport reforça que o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a segurança da aviação e a integridade das pessoas.”

A presença desses equipamentos pode representar ameaça sobretudo nas fases de pouso e decolagem, consideradas as mais críticas do voo, o que leva à paralisação preventiva das atividades até que o espaço aéreo esteja seguro.

Powered by WPeMatico

Related Posts

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), disse nesta 3ª feira (17.fev.2026) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sente inveja da homenagem…

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

O Congresso da República do Peru destituiu o presidente do Congresso e presidente interino da República, José Jerí (Somos Peru, centro-direita), de 39 anos, por meio de uma moção de…

You Missed

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro